Os pilotos lajeadenses têm se destacado nas principais pistas de velocross do país. A exemplo de Marco Farias, vice-campeão brasileiro na categoria VX3 nacional, outro competidor local brilhou nessa modalidade esportiva que ganha força na região.
Morador do bairro Montanha, Fernando Henrique Dieter, 21 anos, faturou o título da categoria força livre nacional na penúltima etapa da competição disputada em Sete Quedas, Mato Grosso do Sul. A premiação foi entregue no dia 5 de dezembro, no Paraná.
Essa foi a quarta conquista do lajeadense em 2010, que ainda soma dois vice-campeonatos (Sul-Brasileiro e Gaúcho) e um título (Copa Norte) nesta temporada. “O troféu de campeão brasileiro foi especial, pois ele veio logo na minha primeira participação”, comemora.
Um dos fatores decisivos foi a regularidade apresentada pelo piloto ao longo da competição, que teve sete etapas em nove meses de disputa.
Dieter venceu a prova de Palmas/TO, foi segundo colocado em Maricá/RJ e ficou em terceiro lugar em Sete Quedas/MS. Ainda contabilizou dois quartos lugares e uma sexta posição, campanha que lhe garantiu o título inédito.
O lajeadense competiu com uma moto Tornado. Os treinos foram realizados nas proximidades de sua residência e na chácara da família localizada em Cruzeiro do Sul.
Apesar da conquista, a falta de auxílio financeiro obrigará o piloto a se afastar de competições oficiais em 2011. “Foram muitos gastos neste ano e não tivemos patrocínio”, lamenta Dieter, que terá de adiar seus planos esportivos para 2012.