Bancada gaúcha priorizará BR-386

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Bancada gaúcha priorizará BR-386

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Gustavo Adolfo 2 - Lateral vertical - Final vertical

Na última semana, o de­putado Darcísio Perondi (PMDB-RS) teve a aceita­ção da bancada gaúcha de deputados e senadores de Brasí­lia para que a duplicação de quase 400 quilômetros da BR-386, avalia­da em mais de R$ 1,5 bilhão, entre Lajeado e Iraí, fosse prioridade entre os parlamentares.

brNa avaliação de Perondi, a es­trada, considerada um ponto importante para a economia e turismo, está saturada e perigo­sa, necessitando ser modernizada e duplicada em toda a extensão. “Acho um desrespeito com a eco­nomia e povo gaúcho esta obra não ser prioridade. Em 16 anos, apenas o trecho Tabaí – Canoas foi duplicado”, lembra.

O deputado informa que até o fim do ano um documento assina­do pela bancada será entregue ao Ministério dos Transportes para que seja incluído no orçamento de 2011 da união um projeto para a duplicação avaliado em R$ 20 milhões. “Este será o primeiro passo, depois trabalharemos em duas frentes. A primeira angaria recur­sos por meio de emendas parla­mentares. A segunda inclui a obra dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Importância das lideranças regionais

Perondi destaca a importância dos Conselhos Regionais de De­senvolvimento (Coredes) no pro­cesso. “Foi graças ao empenho de lideranças comerciais e industriais que muito se conquistou em prol da região e rodovia”, diz.

Para Oreno Ardêmio Heineck, presidente da Câmara da Indús­tria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), o apoio da bancada federal será fundamen­tal para que as necessidades da rodovia sejam atendidas. “A ideia será uma soma para nossos esfor­ços regionais. É diferenciada, pois não se restringe aos trechos, mas sim à duplicação completa da ro­dovia”, avalia.

Heineck diz que o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Ta­quari (Codevat), em parceria com os Coredes de Soledade e Passo Fundo, trabalha visando recursos para duplicar mais cem quilôme­tros da via. “Enviamos documento ao Departamento Nacional de In­fraestrutura de Transportes (Dnit) para elaboração do projeto”, diz.

Situação atual da BR-386

Com 459,9 quilômetros de extensão no estado, a rodovia é o principal acesso entre a região metropolitana e a região norte. A estrada, que leva o nome do ex-governador Leonel Brizola, tem mais de meio século e apenas um trecho foi duplicado, entre Canoas e Tabaí, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Um segundo trecho, de 33 quilômetros entre Tabaí a Lajeado, teve as obras de duplicação iniciadas na última semana.

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