Na última semana, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) teve a aceitação da bancada gaúcha de deputados e senadores de Brasília para que a duplicação de quase 400 quilômetros da BR-386, avaliada em mais de R$ 1,5 bilhão, entre Lajeado e Iraí, fosse prioridade entre os parlamentares.
Na avaliação de Perondi, a estrada, considerada um ponto importante para a economia e turismo, está saturada e perigosa, necessitando ser modernizada e duplicada em toda a extensão. “Acho um desrespeito com a economia e povo gaúcho esta obra não ser prioridade. Em 16 anos, apenas o trecho Tabaí – Canoas foi duplicado”, lembra.
O deputado informa que até o fim do ano um documento assinado pela bancada será entregue ao Ministério dos Transportes para que seja incluído no orçamento de 2011 da união um projeto para a duplicação avaliado em R$ 20 milhões. “Este será o primeiro passo, depois trabalharemos em duas frentes. A primeira angaria recursos por meio de emendas parlamentares. A segunda inclui a obra dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Importância das lideranças regionais
Perondi destaca a importância dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) no processo. “Foi graças ao empenho de lideranças comerciais e industriais que muito se conquistou em prol da região e rodovia”, diz.
Para Oreno Ardêmio Heineck, presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), o apoio da bancada federal será fundamental para que as necessidades da rodovia sejam atendidas. “A ideia será uma soma para nossos esforços regionais. É diferenciada, pois não se restringe aos trechos, mas sim à duplicação completa da rodovia”, avalia.
Heineck diz que o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), em parceria com os Coredes de Soledade e Passo Fundo, trabalha visando recursos para duplicar mais cem quilômetros da via. “Enviamos documento ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para elaboração do projeto”, diz.
Situação atual da BR-386
Com 459,9 quilômetros de extensão no estado, a rodovia é o principal acesso entre a região metropolitana e a região norte. A estrada, que leva o nome do ex-governador Leonel Brizola, tem mais de meio século e apenas um trecho foi duplicado, entre Canoas e Tabaí, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Um segundo trecho, de 33 quilômetros entre Tabaí a Lajeado, teve as obras de duplicação iniciadas na última semana.