Há quatro meses, um representante do governo federal assinou o documento para iniciar a duplicação da BR-386, com isso o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) liberou as construtoras para efetivarem a obra. O primeiro trecho a ser modificado será a partir do pedágio de Fazenda Vilanova em direção a Tabaí, no quilômetro 370 da rodovia.
O início das obras ficou emperrado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o órgão teve de criar uma Comissão Ambiental que fará um estudo da mata que costeia a BR-386 e supervisionará a vegetação durante a obra.
Conforme a assessoria de imprensa do Dnit, a demora na criação de uma comissão ocorreu porque estavam sendo avaliadas três universidades federais – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – para fazerem parte da comissão.
A duplicação da BR-386 foi orçada, inicialmente, em R$ 147 milhões. Deste valor R$ 40 milhões viriam este ano, mas como falta pouco mais de um mês para ele terminar o valor diminuiu para menos R$ 10 milhões.
As quatro empresas prestadoras do serviço – Conpasul, Cotrel, Iccila e Momento Engenharia – são as interessadas na liberação burocrática, visto que há custos de estrutura por trabalhos adiantados, como a topografia.
O construtor Nilto Scapin diz que o Ibama determinou que o trabalho seja feito, após a criação da comissão. Ele projeta a conclusão das obras até o fim de 2012, mesmo que o prazo seja de três anos.
A BR-386 tem 454,9 quilômetros. As obras terão uma extensão de 34 quilômetros, e a previsão de conclusão será modificada.