A rua Bento Rosa, localizada no bairro Carneiros receberá uma pista de caminhada e ciclismo a exemplo da Av. Amazonas. Segundo o secretário de Obras, Mozart Lopes, esta via recebeu uma pista de ciclovia num pequeno trecho entre a clínica Central e a rua Sabiá. “Serviu como teste e agora ampliaremos”, diz.
Lopes informa que será construída uma pista de ciclismo de dois quilômetros de extensão por dois metros de largura que custará R$ 94,8 mil. “Será colocada no local uma lama asfáltica, depois serão feitas pintura e sinalização”, diz. Ele acrescenta que haverá divisão entre a via de veículos e o espaço dos ciclistas, proporcionando mais segurança aos esportistas.
Lopes diz que será construída uma calçada aos pedestres com 1,8 quilômetro de extensão e 1,5 metro de largura. O investimento será de R$ 84 mil. “Muitas pessoas adotaram o local para caminhadas no fim do dia. Como há fluxo intenso de veículos, é necessário mais segurança aos pedestres”, afirma.
Incentivo ao esporte
De acordo com o secretário, além da segurança proporcionada pelas novas delimitações, as pistas de caminhada e de ciclismo servem para incentivar hábitos saudáveis. “Cada vez existem mais veículos no trânsito. Queremos proporcionar novos meios para as pessoas se deslocarem dos bairros para o centro da cidade”, diz.
Para isso, informa ele, há um projeto que prevê a ligação do bairro Centro com os Centenário e Olarias. A rota ligaria as ruas Osvaldo Aranha, Bento Rosa e Sabiá com a Av. Amazonas, e depois com a rua Paulo Emílio Thiesen, já do outro lado da RS-130.
Comunidade aprova
O casal Betina e Marcos Guarnieri mora no bairro Hidráulica, mas pelo menos três vezes por semana se desloca até o Carneiros para caminhar no fim do dia. Para eles, a construção da ciclovia trará mais segurança aos pedestres e incentivará novos praticantes. “Trata-se de um local privilegiado da cidade, próximo do rio e propício para a prática de exercícios”, comenta.