Uma inédita parceria promete animar os 214 alunos da Escola Estadual Erico Verissimo. A direção da escola fechou uma parceria com o Projeto Raio de Luz e cedeu um prédio para a realização de oficinas recreativas ministradas por seis professores voluntários. Serão dois dias por semana, no horário oposto ao das aulas, evitando que os alunos fiquem inativos durante suas folgas.
O responsável pelo projeto, Vagner Rodrigues Galiano, diz que serão oferecidas aulas de jiu-jítsu, capoeira, luta olímpica, grappling (luta com o objetivo de imobilizar o adversário) e percussão para alunos que apresentarem bom comportamento durante o período escolar. “Essa será a principal exigência para aceitarmos alunos. Só entra quem tiver disciplina”, afirma, acrescentando que as notas escolares serão dispensáveis nesta seleção.
Galiano acredita que cerca de cem alunos participarão num primeiro momento, mas que o objetivo é difundir a ideia dentro da escola e inclusive nos demais colégios do município. “Queremos iniciar os trabalhos na próxima semana”, diz. Ele afirma que esse projeto quer, principalmente, devolver a autoestima dos alunos que são oriundos de famílias carentes e envolvidas com drogas.
Direção enaltece novo projeto
Para o diretor da escola, Pedro Scherer, trata-se de uma parceria importante para os alunos, principalmente, àqueles que não sabem ocupar de forma saudável seu tempo livre. “Percebemos que esses jovens perdem a motivação de virem à escola. Queremos recuperar isso”, salienta, acrescentando que esses trabalhos devem ser difundidos com mais intensidade dentro das comunidades carentes.