Falta pouco para conclusão do Censo 2010

Notícia

Falta pouco para conclusão do Censo 2010

Por

Mesmo en­frentando dificuldades, o Censo De­mográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está próximo de fi­nalizar o recenseamento do Vale. Segundo o coordena­dor da agência regional do IBGE, Jones Bianchetti, a maioria dos 37 municípios da região está com os trabalhos praticamente finalizados, e o prazo do dia 30 será cumprido. “Estamos voltando em algumas residências, pois, quando passamos por lá, não havia ninguém”, diz, acrescentando que, nestes locais, foram deixados bi­lhetes avisando da visita. Ele faz um apelo à co­munidade, para que, caso não tenham sido visitada, procurem uma agência do IBGE para solicitá-la.

Bianchetti afirma que o trabalho é realizado tranquilamente e que a partir do dia 15 as visitas serão intensificadas. Ele admite que há zonas que não foram visitadas, mas que tudo está dentro do cronograma inicial. “O mais importante é que as pessoas recebam bem a equipe”. Ele informa que são aplicados diferentes questionários que buscam informações sobre número de cômodos na residência, fornecimento de água, energia elétrica, destino do lixo e esgoto, existência de bens móveis, emigra­ção, mortalidade, entre outros; e as características de seus moradores, como sexo, idade, registro de nascimento, alfabetização e rendimento total.

Outros itens investiga­dos pela equipe do Censo 2010 são características da sociedade, como religião, deficiência, migração, edu­cação, e deslocamento para estudo e trabalho, entre outros. Bianchetti informa que, em todo o estado, serão aproximadamente três milhões de domicílios visitados, e que os resul­tados oficiais da pesquisa devem sair em dezembro. Em novembro, será repas­sado para o Tribunal de Contas para a construção do fundo de participação dos municípios de 2011. Mais informações pelo 3714-2363.

Acompanhe
nossas
redes sociais