O prefeito Celso Brönstrup decretou de utilidade pública uma área de cerca de 60 hectares próximo da junção da Trans Santa Rita com a Trans Acácias, no bairro Auxiliadora. Os decretos foram emitidos pela administração no fim do mês de agosto e referem-se à desapropriação de três áreas vizinhas.
Para o local estão previstas as instalações do campus universitário da Faculdade La Salle Estrela, do Cemitério do Parque e de um Parque de Exposições. Conforme o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ademar Dadall, a área foi escolhida por estar pouco aproveitada, abrigando apenas cultivos anuais. Ele salienta que o local é parte do perímetro urbano de Estrela. “E o município tem interesse do crescimento da cidade para lá”, completa.
Com a utilidade pública das terras decretada, os proprietários terão de pedir autorização ao Executivo, quando quiserem fazer alguma benfeitoria no local. Dadall diz que a desapropriação para a construção do campus e dos outros projetos não tem prazo, pois não está totalmente garantida. “Não há nada definitivo que o município desapropriará”, comenta.
Conforme Brönstrup, o objetivo do cecreto foi despertar a necessidade de iniciativas ou de investimento no local que dessem continuidade no crescimento da cidade. “As opções colocadas pelo Executivo são motivadoras para tal, mas não impedem outras opções de investimento por parte da iniciativa privada,” reforça o prefeito.
Incentivo para novas feiras
A criação de um parque de exposições na área a ser desapropriada facilitará a promoção de eventos futuros com um espaço maior e adequado. Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie), Henrique Purper, é necessária a criação de um espaço destinado aos eventos do município.
Ele classifica como positiva a iniciativa do poder público. “Se conseguirem uma área para essa finalidade será ótimo. Podemos, aos poucos, fazer a infraestrutura no lugar e organizar melhor os eventos com mais espaço,” diz.
A Acie foi uma das entidades responsáveis pela organização da Estrela Multifeira que ocorreu no último fim de semana, no Centro Comunitário Cristo Rei. Purper adianta que em 2012 deve haver mais uma edição da feira, mas o local limita um pouco os organizadores. “Se Estrela continuar a organizar eventos dessa natureza precisa de um espaço maior”, opina.