Feira consolidará crescimento econômico

Notícia

Feira consolidará crescimento econômico

Por

Com 422 novas em­presas instaladas nos últimos quatro anos, o município demonstra um crescimen­to acelerado, fato que não ocorria. Essa realidade fez com que a cidade saísse do quarto lugar e voltasse a ser a segunda economia do Vale do Taquari em arrecadações, atrás apenas de Lajeado. Segundo o prefeito Celso Brönstrup, em 2006, eram 1.295 empresas, e o orça­mento era de R$ 23 milhões. Para 2011 o valor será maior que o dobro e está orçado em R$ 50 milhões. Para ele, isso está diretamente relacionado à vinda de novas empresas. “Nossa arrecadação sobe anualmente. Realidade que só foi possível com a criação de novos incentivos”, diz.

multifeiraBrönstrup explica que, em 2007, uma nova lei foi criada ,garantindo aos empresários incentivos nas áreas indus­triais, comerciais, de pres­tação de serviços e agroin­dustriais, levando em conta a função social decorrente da criação de empregos e renda e a importância para a econo­mia do município. “Isso foi fundamental para que novas empresas escolhessem Estrela como destino”, afirma. Ele diz que a administração busca atrair empresas identificadas com as origens da região, e que invistam em produtos bem conceituados na cidade, como leite, alimentos em ge­ral, metal mecânico e material gráfico. “Tudo dentro de uma política de autossustentabili­dade ambiental”, diz.

Brönstrup adianta que novos investimentos estão previstos e que a tendência do município é aumentar anualmente suas arrecada­ções. Entre as novidades, está um projeto de desa­propriação de uma área de terra localizada na Estrada Transantarrita, próximo do acesso sul do município. Segundo o prefeito, trata-se de uma área de 60 hecta­res, onde será construído, inicialmente, um parque de exposições e na sequência uma instituição de Ensino Superior. Novas empresas e indústrias devem se instalar futuramente no local. “Cer­tamente, sobrará espaços para que novas empresas possam se instalar ali, des­centralizando o desenvolvi­mento da cidade”, informa.

Multifeira resgata tradição do município

Sobre a realização da Estrela Multi­feira, o prefeito enaltece o resgate das tradições do município. “As grandes feiras tiveram início em Estrela e se perderam com o tempo. Queremos retomar esses eventos, espelhando o produto local para toda região e esta­do”, diz. Ele afirma ter a convicção de que o evento apresentará uma “Estrela ainda desconhecida” do grande público, demonstrando o potencial econômico, cultural e gastronômico da região. “Es­trela será a anfitriã, mas o evento é de nível estadual”, afirma.

Feira com todos os estandes ocupados

A Estrela Multifeira, que ocorre de 24 a 26, no Centro Comunitário Cristo Rei, está com todos os 110 estandes da feira vendidos e deverá receber público supe­rior a 30 mil pessoas. Quem informa isso é o presidente da feira, Idimir Baldissera. Segundo ele, 80 estandes estão na área in­terna do pavilhão e 30 na externa. “Cerca de 90% deles são de Estrela, demonstran­do que os empresários do município acre­ditaram no potencial do evento”, opina, acrescentando que, mesmo com sede em Estrela, as empresas atingem clientes em âmbito estadual.

Segundo o presidente, 11 agroindús­trias familiares de Estrela exporão seus produtos. As empresas estarão em um espaço reservado para o agronegócio, expondo embutidos de carne, doces, conservas, derivados de melado, queijos, mel, leite e cucas. “A variedade de produtos empresariais e gastronômicos será a singu­laridade”, diz. O evento é realizado pela As­sociação Comercial e Industrial de Estrela (Acie), Câmara de Dirigentes Lojistas de Estrela (CDL) e Administração Municipal, com o apoio da câmara de vereadores e Faculdade La Salle – Estrela.

Confira a programação completa:

Sexta-feira, dia 24 de setembro

12h – Reunião Almoço com Palestra (Federasul) – ACI-E; 14h – Inicio da visitação a feira; 14h30min – Reunião da Amvat, no Estrela Palace Hotel; 18h – Apresentação da Banda de Estrela; 18h30min – Abertura Oficial da Estrela Multifeira Show de Fogos; 19h30min – Palestra (agronegócios/comércio) La Salle; 20h – SHOW The Beetles (Beatles Cover – Argentina); 22h – SHOW Banda Tenente Cascavel; 22h – Encerramento da visitação aos estandes

Sábado, dia 25 de setembro

10h – Abertura da Feira; 10h30min – Pa­lestra (agronegócios/comércio) La Salle; 14h – Apresentação de Grupo Folclórico de Estrela e Grupo de Dança Società Italiana Fiori Dei Piani

15h – Bandas Krasch e Zethyr; 16h – Banda Scarpan; 17h – Banda Auto Reverse; 18h – Banda Raiska; 19h – Show João Vitor e Cássio – Sertanejo Universitário; 20h – Show Banda Nova Estação; 21h – Show Banda Portal da Serra; 22h – – Encerra­mento da visitação aos estandes

Domingo, dia 26 de setembro

10h – Abertura da Feira; 12h – Almo­ço; 13h30min – Espetáculo Infantil La Kombita; 15h – Apresentações Artísti­cas CTG Raça Gaudéria; 16h – Banda Desejo; 17h – Sensação do Baile; 18h – Encerramento da visitação aos estan­des; 19h – Show de Encerramento Os Monarcas