Com 422 novas empresas instaladas nos últimos quatro anos, o município demonstra um crescimento acelerado, fato que não ocorria. Essa realidade fez com que a cidade saísse do quarto lugar e voltasse a ser a segunda economia do Vale do Taquari em arrecadações, atrás apenas de Lajeado. Segundo o prefeito Celso Brönstrup, em 2006, eram 1.295 empresas, e o orçamento era de R$ 23 milhões. Para 2011 o valor será maior que o dobro e está orçado em R$ 50 milhões. Para ele, isso está diretamente relacionado à vinda de novas empresas. “Nossa arrecadação sobe anualmente. Realidade que só foi possível com a criação de novos incentivos”, diz.
Brönstrup explica que, em 2007, uma nova lei foi criada ,garantindo aos empresários incentivos nas áreas industriais, comerciais, de prestação de serviços e agroindustriais, levando em conta a função social decorrente da criação de empregos e renda e a importância para a economia do município. “Isso foi fundamental para que novas empresas escolhessem Estrela como destino”, afirma. Ele diz que a administração busca atrair empresas identificadas com as origens da região, e que invistam em produtos bem conceituados na cidade, como leite, alimentos em geral, metal mecânico e material gráfico. “Tudo dentro de uma política de autossustentabilidade ambiental”, diz.
Brönstrup adianta que novos investimentos estão previstos e que a tendência do município é aumentar anualmente suas arrecadações. Entre as novidades, está um projeto de desapropriação de uma área de terra localizada na Estrada Transantarrita, próximo do acesso sul do município. Segundo o prefeito, trata-se de uma área de 60 hectares, onde será construído, inicialmente, um parque de exposições e na sequência uma instituição de Ensino Superior. Novas empresas e indústrias devem se instalar futuramente no local. “Certamente, sobrará espaços para que novas empresas possam se instalar ali, descentralizando o desenvolvimento da cidade”, informa.
Multifeira resgata tradição do município
Sobre a realização da Estrela Multifeira, o prefeito enaltece o resgate das tradições do município. “As grandes feiras tiveram início em Estrela e se perderam com o tempo. Queremos retomar esses eventos, espelhando o produto local para toda região e estado”, diz. Ele afirma ter a convicção de que o evento apresentará uma “Estrela ainda desconhecida” do grande público, demonstrando o potencial econômico, cultural e gastronômico da região. “Estrela será a anfitriã, mas o evento é de nível estadual”, afirma.
Feira com todos os estandes ocupados
A Estrela Multifeira, que ocorre de 24 a 26, no Centro Comunitário Cristo Rei, está com todos os 110 estandes da feira vendidos e deverá receber público superior a 30 mil pessoas. Quem informa isso é o presidente da feira, Idimir Baldissera. Segundo ele, 80 estandes estão na área interna do pavilhão e 30 na externa. “Cerca de 90% deles são de Estrela, demonstrando que os empresários do município acreditaram no potencial do evento”, opina, acrescentando que, mesmo com sede em Estrela, as empresas atingem clientes em âmbito estadual.
Segundo o presidente, 11 agroindústrias familiares de Estrela exporão seus produtos. As empresas estarão em um espaço reservado para o agronegócio, expondo embutidos de carne, doces, conservas, derivados de melado, queijos, mel, leite e cucas. “A variedade de produtos empresariais e gastronômicos será a singularidade”, diz. O evento é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie), Câmara de Dirigentes Lojistas de Estrela (CDL) e Administração Municipal, com o apoio da câmara de vereadores e Faculdade La Salle – Estrela.
Confira a programação completa:
Sexta-feira, dia 24 de setembro
12h – Reunião Almoço com Palestra (Federasul) – ACI-E; 14h – Inicio da visitação a feira; 14h30min – Reunião da Amvat, no Estrela Palace Hotel; 18h – Apresentação da Banda de Estrela; 18h30min – Abertura Oficial da Estrela Multifeira Show de Fogos; 19h30min – Palestra (agronegócios/comércio) La Salle; 20h – SHOW The Beetles (Beatles Cover – Argentina); 22h – SHOW Banda Tenente Cascavel; 22h – Encerramento da visitação aos estandes
Sábado, dia 25 de setembro
10h – Abertura da Feira; 10h30min – Palestra (agronegócios/comércio) La Salle; 14h – Apresentação de Grupo Folclórico de Estrela e Grupo de Dança Società Italiana Fiori Dei Piani
15h – Bandas Krasch e Zethyr; 16h – Banda Scarpan; 17h – Banda Auto Reverse; 18h – Banda Raiska; 19h – Show João Vitor e Cássio – Sertanejo Universitário; 20h – Show Banda Nova Estação; 21h – Show Banda Portal da Serra; 22h – – Encerramento da visitação aos estandes
Domingo, dia 26 de setembro
10h – Abertura da Feira; 12h – Almoço; 13h30min – Espetáculo Infantil La Kombita; 15h – Apresentações Artísticas CTG Raça Gaudéria; 16h – Banda Desejo; 17h – Sensação do Baile; 18h – Encerramento da visitação aos estandes; 19h – Show de Encerramento Os Monarcas