Polêmica dos pardais longe do fim

Notícia

Polêmica dos pardais longe do fim

Por

Lei que determinava a retirada de pardais nas vias públicas será promulgada na próxima se­mana pelo presidente da câmara de vereadores, Ito Lanius (PSDB). No entanto, administração municipal entrará com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça para impedir a sua execução.

pardaisO projeto foi criado pela vereadora Eloede Conzatti (PT) e estabelece a substitui­ção dos pardais por lombadas eletrônicas ou outro aparelho que indique a velocidade do veículo.

Aprovado por unanimi­dade pelos vereadores, o projeto foi para o Executivo e vetado pela prefeita Carmen Regina Cardoso. Na terça-feira, todos os vereadores derrubaram o veto. De volta às mãos da prefeita, ela terá até esta sexta-feira para pro­mulgar a lei. Caso contrário, a medida será tomada por Lanius.

Conforme Eloede, os par­dais, principalmente à noite, tornam-se imperceptíveis, resultando num maior núme­ro de autuações. Ela diz que a visualização da velocidade educa os motoristas.

Lanius promulgará a lei em respeito ao parlamento, visto que sua opinião particular é a favor dos pardais. “Eles são mais uma ferramenta que inibe o abuso de velocidade”, diz.

Na prefeitura tramita outro processo contra os pardais. Motoristas que foram multa­dos recorreram e a assessoria jurídica analisa se é possível reavaliar registros.

Estão instalados sete equi­pamentos na cidade, dos quais cinco no centro. Eles foram concedidos pela em­presa Kopp, que em troca recebe percentual do valor das multas.

Pardais no lugar de lombadas

Conforme o diretor do Departamento de Trânsito de Lajeado, Luis Felipe Finkler, os pardais fo­ram instalados na cidade em março. A op­ção principal foi por lomba­das, contudo não havia disponíveis na época. Fink­ler ressalta que o objetivo de diminuir o número de acidentes foi alcançado.

O diretor descrê que pardais mul­tam mais do que lombadas, visto que tam­bém têm sina­lização.

Onde estão os pardais

– Rua Expedicionários do Brasil, 113

– Rua Expedicionários do Brasil, 200

– Rua Carlos Spohr Filho, 1.133

– Rua Carlos Spohr Filho, 1.226

– Av. Senador Alberto Pasqualini, 2.669

– Rua Sabiá, 521

– Rua Sabiá, 720

Acompanhe
nossas
redes sociais