Agora é para valer. Ontem, representantes de 30 municípios reuniram-se em Porto Alegre para oficializar suas candidaturas a cidades subsedes da Copa do Mundo do Brasil em 2014. No encontro, estava presente o executivo da Match Services – empresa contratada pela Fifa para acomodar as seleções e as delegações durante o evento, Paul Whelan, que recebeu as propostas, e alertou que a presença de um hotel de quatro ou cinco estrelas será o fator mais importante para que uma seleção se hospede na cidade.
Presente ao evento, o secretário de Esportes de Lajeado, Carlos Kayser, informa que o primeiro passo é a assinatura de contratos com os hotéis. “Se por acaso não tiver o contrato, o município cai fora da lista. Muitos saíram desanimados do encontro”, alerta. Kayser explica que a empresa tem o modelo pronto do contrato para os hotéis analisarem e salienta que a região não enfrentará dificuldades nesse quesito. “A Match quer fazer a assinatura dos contratos ainda em setembro e fará vistorias para verificar a adequação dos locais”, diz.
Kayser informa que até o fim de 2010 a empresa deve fechar uma lista de cem municípios brasileiros para enviar aos 208 países ligados à Fifa. Segundo ele, a exigência da empresa é de que haja até cem quartos por município, não necessariamente no mesmo estabelecimento. “Vamos começar a partir de hoje as visitas aos hotéis do município”, afirma, acrescentando que o secretário extraordinário da Copa, Eduardo Antonini, adiantou que apenas oito ou nove cidades farão parte da lista final com a capital gaúcha.
Comissão especial
Segundo o presidente da Amturvales, Ronaldo Zarpellon, o gerente aposentado do Banco do Brasil, Hans Saatkan foi contratado para coordenar uma comissão especial do Vale do Taquari, que trabalhará diretamente a questão da copa. De acordo com Zarpellon, a comissão terá representantes da CIC –VT, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Amturvales, Codevat, administração municipal, Comando Regional de Policia Ostensiva (CRPO), Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), e Polícia Civil.
Vitrina para a região
Zarpellon informa que a escolha dos municípios não cabe à Fifa, mas sim aos próprios técnicos das seleções. Para isso, a Match Service preparará um dossiê com as vantagens que o estado oferece. “A capital e a serra não comportarão esse pessoal todo. Queremos estar neste portfólio. Se não recebermos uma seleção, estaremos na vitrina para os turistas“, diz.
Estrutura e carências da cidade
De acordo com Zarpellon, o município de Lajeado tem a oferecer o futuro campo do Clube Esportivo Lajeadense, que contará com campo oficial e três campos de treinamento. Outra estrutura citada foi a da Univates, com piscina e espaços de fisioterapia e preparação física. Sobre os hotéis, ele informa que hoje comportam 721 leitos. Entre os principais problemas citados, está a capacitação de pessoal para recepcionar turistas; ampliação da rede hoteleira e gastronômica; e melhorias nos acessos ao município e nas áreas da segurança e da saúde.
Confira os candidatos do estado:
Alvorada
Bento Gonçalves
Cachoeirinha
Canela
Canoas
Capão da Canoa
Caxias do Sul
Eldorado do Sul
Flores da Cunha
Garibaldi
Gramado
Guaíba
Ijuí
Lajeado
Lagoa dos Três Cantos
Novo Hamburgo
Osório
Passo Fundo
Pelotas
Rio Grande
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santo Antônio da Patrulha
Santo Ângelo
São João do Polêsine
São Leopoldo
Sapucaia do Sul
Taquara
Torres
Viamão