O Departamento de Trânsito apresentou um levantamento que aponta uma redução de infrações flagradas pelos 20 redutores de velocidade instalados no município há oito meses. Quando os aparelhos começaram a funcionar, em dezembro do ano passado, foram registradas 1006 multas, número considerado alto pelo coordenador Luis Soares. Segundo ele, 60% dos motoristas infratores são de outras cidades, e os aparelhos que mais geram multa estão instalados na estrada geral no bairro Bela Vista e rua Marechal Floriano Peixoto que liga a cidade de Arroio do Meio a Lajeado pela Ponte de Ferro. Contudo, no mês passado 216 motoristas foram penalizados, indicando redução. “Alcançaremos o nosso objetivo do projeto, esperamos que nenhum motorista seja multado nos próximos meses”, diz.
Motoristas satisfeitos
Elemar Warken, 49 anos, passa por mais de cinco lombadas eletrônicas diariamente e conta que percebeu o respeito dos motoristas. “Essa redução das multas mostra que quase todos estão conscientes. Espero que continue assim”, comenta. Ele lembra que em alguns pontos os motoristas exageravam na velocidade e ofereciam riscos aos pedestres. “Evitamos acidentes, quando respeitamos os limites de velocidade”, finaliza.
Arlindo Kronbauer, 64 anos, comenta que seu vizinho recebeu duas multas nos últimos meses, mas com a atitude passou a respeitar mais os limites impostos. “Acho que todos deveriam receber uma multa para aprender a tirar o pé do acelerador”, ironiza. Ele lamenta que essa tenha sido a alternativa da administração para educar os motoristas. “Acho que eles poderiam ter estudado outro tipo de solução. Precisaram tirar o dinheiro do bolso dos infratores para educá-los”, lamenta.