Novo bispo assume diocese

Notícia

Novo bispo assume diocese

Por

Santa Cruz do Sul –Uma celebração que durou quase duas horas e meia marcou a posse de dom Canísio Klaus na Diocese de Santa Cruz do Sul. A posse do padre natural de Arroio do Meio ocorreu no domingo, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, quando fiéis das 52 paróquias da diocese, 15 bispos do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Mato Grosso, padres, diáconos, e outros reli­giosos despediram-se de dom Sinésio Bohn, que passou a ser Bispo Emérito da Diocese. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Gringes.bispo

Dom Canísio foi empossa­do solenemente após a leitura da carta apostólica enviada pelo papa Bento XVI, recebendo de dom Sinésio o cajado e um forte abraço. O primeiro Bispo Emérito da Diocese, no seu último pronunciamento, agradeceu pela confiança nele depositada e pediu perdão pelas falhas. Dom Canísio afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho de seu antecessor. O novo bispo da diocese saudou as diversas caravanas, em es­pecial a de Mato Grosso e a de Arroio do Meio. Uma caravana de 50 amigos do Centro-Oeste foi a Santa Cruz do Sul acom­panhar com a celebração.

Após receber o cajado de dom Sinésio, dom Canísio relembrou fatos posteriores a sua ordenação como padre. Segundo ele, seu pai anunciou para a família que a partir daquele momento pertencia a igreja.

Os familiares acompanha­ram a cerimônia na primeira fileira de bancos da catedral. De Arroio do Meio partiu uma caravana de cinco ônibus. Se­gundo Luís Carlos Bruzel, 46 anos, a diocese ganha muito com o novo bispo, já que há uma renovação na igreja e uma maior divulgação do municí­pio de Arroio do Meio.

Sob o lema “Enviado para evangelizar”, dom Canísio ressaltou que quer ser um bispo acolhedor, servidor e animador.

Conheça o novo bispo

Dom Canísio nasceu em Arroio do Meio, no dia 9 de outubro de 1951. Filho de Arthur e Hilda Klaus, é o sexto filho de uma prole de sete irmãos. Fez seus estu­dos primários nas escolas de Arroio Grande Central e Dona Rita, na cidade em que nasceu. Estudou nos Seminários Sagrado Cora­ção de Jesus e São João Batista. Canísio Klaus foi or­denado padre em 28 de de­zembro de 1979, em Arroio do Meio. No dia 22 de abril de 1998, recebeu do Papa João Paulo II a nomeação de Bispo de Diamantino. Dom Canísio volta ao sul do Brasil, depois de 22 anos de trabalho no Mato Grosso e se tornou o terceiro bispo da diocese local.

Acompanhe
nossas
redes sociais