Belezas naturais viram roteiro turístico

Notícia

Belezas naturais viram roteiro turístico

Por

ValeCascatas, arroios, grutas, morros e chapadas são algumas das atrações em meio ao relevo montanhoso. Essas belezas na­turais farão parte de um roteiro turístico que passará pelos oito municípios que formam o G8. O projeto foi discutido por prefeitos e secretários na reunião do grupo, realizada em Santa Clara do Sul, na terça-feira, dia 13.

Conforme o presidente João Davi Goergen (PT), a proposta, elaborada pela mestre em Turis­mo, Juliana Jasper, com apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), foi bem recebi­da. Inicialmente, denominado Trilhas e Memórias, o roteiro realizará a visitação em quatro dias, iniciando-se em Cruzei­ro do Sul e encerrando-se em Forquetinha. Em Boqueirão do Leão, por exemplo, passaria por pontos tradicionais, incluindo a realização de trilhas, cavalgada, visita à agroindústria e a outras atividades. “Seria uma alternativa de renda que hoje não está sendo explorada”, comenta. Segundo Goergen, o próximo passo para viabilizar o projeto é a contratação de um profissional para fazer treinamento em todas as cidades, preparando as pessoas para receberem os visitantes. Ele admite que pouco é feito para atrair mais visitantes aos pontos turísticos da região. “Potencial não nos falta. Temos belos lu­gares, mas ainda precisamos trabalhar melhor essa questão”, destaca. Algumas das iniciati­vas, acrescenta Goergen, seriam preparar esses locais, melhorar a identificação e os acessos e mo­bilizar a população. “Precisamos conscientizar nossa população da importância de receber bem o turista e de auxiliá-lo, quando necessário”, enfatiza. Os prefeitos pretendem viajar a Brasília nas próximas semanas. “Nossa intenção é verificar o andamento de projetos e nos arti­cular politicamente para cadastrar novas propostas no PAC-2, princi­palmente na área de infraestrutura urbana”, salienta.

Acesso asfáltico

O acesso asfáltico seria um grande aliado para incre­mentar rotas turísticas em vários municípios do Vale do Taquari. A melhoria das es­tradas é uma reivindicação antiga dessas comunidades. Caso as obras que estão em andamento forem concluí­das, o acesso aos pontos turísticos e às cidades seria mais facilitado.

Pizzarias serão atrativo

Em Santa Clara do Sul, deno­minada de Cidade das Flores, a gastronomia é o principal atrativo turístico. As pizzarias que atraem por mês cerca de 2,5 mil pessoas de toda a região, poderão ser incluídas no roteiro e incremen­tar os negócios. Conforme o empresário Gilberto Dessoy, que atua há mais de 20 anos no ramo, explica que a cidade precisa criar alternativas para explorar a gastronomia e o prato típico, as pizzas. “Hoje, somos conheci­dos no estado como cidade das pizzas. Um potencial que precisa ser explorado e nada melhor do que fazer isso criando um roteiro turístico, incluindo as belezas naturais que temos no interior”, sugere.

Inácio Wendt, proprietário de pizzaria e restaurante, estima que cerca de 95% dos clientes são de fora da cidade. “Criar um roteiro para as pessoas apreciarem os pratos típicos será uma forma de divulgar nossa boa gastronomia e aumentar o número de visitantes”, comenta. Ele explica que é fundamental investir na qualificação dos funcionários e oferecer um ambiente adequado para recepcionar bem os turistas.

Acompanhe
nossas
redes sociais