Cascatas, arroios, grutas, morros e chapadas são algumas das atrações em meio ao relevo montanhoso. Essas belezas naturais farão parte de um roteiro turístico que passará pelos oito municípios que formam o G8. O projeto foi discutido por prefeitos e secretários na reunião do grupo, realizada em Santa Clara do Sul, na terça-feira, dia 13.
Conforme o presidente João Davi Goergen (PT), a proposta, elaborada pela mestre em Turismo, Juliana Jasper, com apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), foi bem recebida. Inicialmente, denominado Trilhas e Memórias, o roteiro realizará a visitação em quatro dias, iniciando-se em Cruzeiro do Sul e encerrando-se em Forquetinha. Em Boqueirão do Leão, por exemplo, passaria por pontos tradicionais, incluindo a realização de trilhas, cavalgada, visita à agroindústria e a outras atividades. “Seria uma alternativa de renda que hoje não está sendo explorada”, comenta. Segundo Goergen, o próximo passo para viabilizar o projeto é a contratação de um profissional para fazer treinamento em todas as cidades, preparando as pessoas para receberem os visitantes. Ele admite que pouco é feito para atrair mais visitantes aos pontos turísticos da região. “Potencial não nos falta. Temos belos lugares, mas ainda precisamos trabalhar melhor essa questão”, destaca. Algumas das iniciativas, acrescenta Goergen, seriam preparar esses locais, melhorar a identificação e os acessos e mobilizar a população. “Precisamos conscientizar nossa população da importância de receber bem o turista e de auxiliá-lo, quando necessário”, enfatiza. Os prefeitos pretendem viajar a Brasília nas próximas semanas. “Nossa intenção é verificar o andamento de projetos e nos articular politicamente para cadastrar novas propostas no PAC-2, principalmente na área de infraestrutura urbana”, salienta.
Acesso asfáltico
O acesso asfáltico seria um grande aliado para incrementar rotas turísticas em vários municípios do Vale do Taquari. A melhoria das estradas é uma reivindicação antiga dessas comunidades. Caso as obras que estão em andamento forem concluídas, o acesso aos pontos turísticos e às cidades seria mais facilitado.
Pizzarias serão atrativo
Em Santa Clara do Sul, denominada de Cidade das Flores, a gastronomia é o principal atrativo turístico. As pizzarias que atraem por mês cerca de 2,5 mil pessoas de toda a região, poderão ser incluídas no roteiro e incrementar os negócios. Conforme o empresário Gilberto Dessoy, que atua há mais de 20 anos no ramo, explica que a cidade precisa criar alternativas para explorar a gastronomia e o prato típico, as pizzas. “Hoje, somos conhecidos no estado como cidade das pizzas. Um potencial que precisa ser explorado e nada melhor do que fazer isso criando um roteiro turístico, incluindo as belezas naturais que temos no interior”, sugere.
Inácio Wendt, proprietário de pizzaria e restaurante, estima que cerca de 95% dos clientes são de fora da cidade. “Criar um roteiro para as pessoas apreciarem os pratos típicos será uma forma de divulgar nossa boa gastronomia e aumentar o número de visitantes”, comenta. Ele explica que é fundamental investir na qualificação dos funcionários e oferecer um ambiente adequado para recepcionar bem os turistas.