Falta de sinal deixa famílias isoladas

Notícia

Falta de sinal deixa famílias isoladas

Por

Arroio do Meio – No interior do muni­cípio o problema é antigo. Linhas de telefonia fixa são precárias, e o sinal para a móvel (celular) não existe. Com isso a maioria das famílias interioranas fica isolada. Essas dificuldades são enfrentadas pelos produtores de aves e suínos, pois dependem diretamente do sinal para fazer os pedidos de ração e até para chamar o veterinário em caso de doença nos animais. Sem opção são obrigados a se deslocar de carro para resolver seus problemas, aumentan­do os custos e os transtornos.

O suinocultor Vianei Lansing, 42 anos, de Arroio Grande Superior, explica que no local onde mora não há sinal de celular. Ele perdeu a conta das vezes que teve de se deslocar até o centro para fazer uma ligação. “Nem comprar uma antena resolveu. Cansei de subir em escada, e a ligação falhar porque não consegui sinal”, lamenta. sem sinal

Lansing recorda que o sinal do celular era melhor. “Em casos de urgência o jeito é ir até o centro ou subir um morro que fica alguns quilômetros de casa. Esta semana, tive que percorrer 25 quilômetros para avisar um veterinário. Isso é um incômodo que precisa termi­nar”, critica.

O avicultor Nilo Paulo Friedrich, 49 anos, de Picada Arroio do Meio, há dois meses não consegue um contato telefônico com a empresa para quem cria os frangos. “Uma vez por semana preciso pegar o carro e ir até o centro. O custo que hoje é de R$ 12 por viagem poderia ser reduzido a menos de R$ 1, se tivesse sinal de celular”, calcula.

Internet amenizará problema


Segundo o secretário da Administração, Márcio Casotti, na comunidade de Arroio Grande serão instaladas nos próximos dias torres de transmissão de internet. “Com isso acreditamos que resolveremos o problema, pois o contato com as empresas poderá ser feito por e-mail.” Os custos para instalação do sis­tema ainda estão sendo calculados. Quanto às melhorias da telefonia móvel, Casotti explica que a administração entrou em contato com quatro empresas, porém nenhuma se interessou na instalação de torres. Um dos motivos alegados é o relevo montanhoso que dificulta a transmissão do sinal.

Acompanhe
nossas
redes sociais