A reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), realizada na segunda-feira, envolvendo prefeitos e lideranças da região dos vales com o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), Vicente Britto Pereira, trouxe boas notícias para o Vale do Taquari. Segundo Britto, em dez dias abrirá a licitação para o projeto de engenharia da duplicação da RS-130, atendendo reivindicações da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara de Indústria e Comércio (CIC), Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), e Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). “Não existe previsão para início de obras, mas o Daer tem os recursos, e a duplicação ocorrerá”, diz Britto. A obra
Outra reivindicação apresentada ao departamento foi o aumento no limite de velocidade da BR-386, no trecho duplicado entre Lajeado e Estrela. Segundo o presidente da CIC, Oreno Ardêmio Heineck, a rodovia tem condições para que o limite passe dos 60km/h atuais para 80km/h. “Trata-se de um trecho duplicado, de boa iluminação e sinalização. A baixa velocidade cria transtornos que podem ser evitados sem que acarrete insegurança aos motoristas”, argumenta. Heineck afirma que foi requerido junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) o aumento do limite de velocidade no trecho entre Tabaí e Canoas, passando dos atuais 80km/h para 100km/h. No mesmo encontro, foirequisitado estudos para a duplicação da RS-453 (Rota do Sol), entre Estrela e Teutônia. “Todos esses pedidos serão levados ao Daer para posterior avaliação”, salienta Britto.
Reestruturação do DAER
Durante a reunião, Britto fez uma breve explanação sobre a reestruturação pela qual o departamento passou nos últimos três anos. Segundo ele, a situação herdada por sua administração era precária. Os recursos humanos eram inexistentes, e não existia autonomia financeira, que acarretava salários baixos ao quadro de funcionários. Não haviam profissionais especialistas, como nas áreas do meio ambiente e direito. Grande parte do maquinário estava sucateado, e o estado tinha uma das piores malhas rodoviárias pavimentadas do Brasil, com mais de 100 municípios sem acesso pavimentado, e apenas 156 quilômetros de rodovias duplicadas. De acordo com Britto, muito foi resolvido graças à criação de programas, como o Duplica RS e os convênios com as administrações municipais. “Hoje estamos trabalhando em 109 acessos, aumentamos em 30% os salários, com bonificações, e estamos com 69 convênios com prefeituras”, afirma.
Britto salienta a importância do estado ter estradas em boas condições, principalmente para que possa crescer economicamente e competir com mercados nacionais e internacionais. “Com melhores estradas, podemos baixar o preço da soja”, argumenta. Ele cita a importância do atual bom relacionamento com empresas que prestam serviços terceirizados para o Daer, que segundo ele, estavam atuando com “perversidade” graças à falta de uma fiscalização atuante. “Hoje temos setores dentro do Daer que trabalham exclusivamente com essa fiscalização, que envolvem, entre outros, os serviços de transporte público e rodoviárias”, disse.
Acessos municipais
O diretor-geral falou sobre as obras envolvendo os acessos asfálticos de algumas cidades do Vale do Taquari. Segundo Britto, estão em andamento os trabalhos em Itapuca, com extensão de 12,9km; Canudos do Vale, com 16,2km; Boqueirão do Leão a Sério, com 21,6km; de Sério a RS-421, com 22,8 km; Travesseiro, com 9,4km; e Relvado, com 16,6 km. A pavimentação do trecho entre Forquetinha e a BR-386, com extensão de 13,6 km, está em processo de licitação, e os trechos entre Coqueiro Baixo e Nova Bréscia, e de Capitão a Arroio do Meio estão em processo de repactuação de contrato. Outra obra citada por Britto foi a RS-332, que liga Arvorezinha a Soledade, e será inaugurada em dois meses.
Foto carolina leipnitz