A Secretaria do Meio Ambiente de Estrela iniciou esta semana a obra de bioengenharia de construção dos molhes com o intuito de acabar com a erosão das margens do Rio Taquari, no Parque Municipal da Lagoa (Buraco dos Cachorros). Segundo a secretária Ângela Schossler, essa ação visa recuperar a área degradada do local. “Serão 100 metros de margem recuperada”, diz. Ela explica que cada molhe terá a medida de 9 metros x 4 metros de largura na porção plana superior, e que finalizado o depósito das pedras será feito um reflorestamento do local com a plantação de mudas de árvores nativas. “Sozinhas ou combinadas com materiais inertes, tais plantas devem proporcionar estabilidade às áreas em tratamento”, ressalta Ângela.
Com a construção das barreiras, está prevista a instalação de rampa de acesso ao rio para atender projetos sociais e socioambientais da administração, principalmente, o Projeto Navegar. “Além dessas obras serão criadas trilhas para caminhadas ecológicas e atividades de educação e interpretação ambiental no local”, menciona a secretária. Um dos pontos mais importantes desse projeto reside no fato de que serão utilizadas técnicas inovadoras no Brasil, por meio de processos de bioengenharia de solos, técnicas (biotécnicas) em que plantas, ou partes destas, serão utilizadas como material vivo de construção.
Após a colocação do material rochoso será infiltrado nos molhes uma pequena quantidade de concreto de secagem rápida. O concreto será colocado de modo que não se torne visível na superfície do molhe. Serão implantadas estacas vivas de diferentes espécies.
Foto rodrigo martini