Motoristas e moradores estão mais atentos. Dados da Brigada Militar (BM) revelam que após seis meses do início da Campanha Estrela Mais Segura do Conselho Municipal de Segurança (Comseg) os índices de furtos e roubos em veículos e residência diminuíram em mais de 44%.Os integrantes do conselho distribuíram uma cartilha com dicas de locais e horários onde acontecem a maioria dos delitos e como as pessoas devem agir para evitar os crimes. Distribuída em pontos estratégicos ela conseguiu atingir seu objetivo de orientar a população sobre as ações preventivas para evitar a criminalidade, reduzindo estatísticas.
A maior queda registrada foi nos furtos em residência e veículos, com uma queda de 54% cada. Na cartilha consta que há incidência de furtos com arrombamento em residência nos bairros Imigrantes e Oriental, à tarde e na madrugada. Furtos em veículos são mais frequentes nos bairros Boa União, Centro e Oriental, de 10h às 20h. Esses pontos começaram a ser evitados pelos motoristas e controlados com maior atenção pelos residentes.Conforme o capitão da BM, Gyovanni Bortolini, os principais delitos aconteciam em frente ao Hospital Estrela. Com as orientações do material os motoristas passaram a estacionar mais próximos do centro e fazem o percurso até o hospital a pé. Bortolini explica que no centro há mais viaturas policiais devido às agências bancárias e aos comércios. Com isso a segurança dos carros também é ampliada.
Saiba mais sobre a Comseg
Criado em julho de 2008, o conselho é representado por autoridades da segurança e da comunidade como: delegado de polícia, João Antônio Peixoto; policial civil, Wolmir Brentano; capitão da policial militar, Gyovanni Bortolini Machado; representante do Ministério Público Estadual, Gustavo Schneider de Medeiros; vereador José Itamar Alves; representante prefeitura, Luis Felipe Heidt; assistente social, Marli Teresinha Hauschild; representante Acie, Oscar Hunemeier; representante Corpo de Bombeiros, João Dailton dos Santos.
Foto Caroline Leipnitz