Brasileiro gasta 40% do salário em impostos

Notícia

Brasileiro gasta 40% do salário em impostos

Por

impostoCom o propósito de conscientizar a população sobre a taxa tributária paga no Brasil, a Associação da Classe Média (Aclame) realizou ontem, pelo sexto ano consecutivo, o Dia da Liberdade de Impostos. A manifestação ocorre no dia 25 de maio, porque de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), até esta data, a estimativa é de que os brasileiros terão pago mais de R$ 400 bilhões em tributos, o que equivale a 40,15% da renda da sociedade. Em tese, é como se o brasileiro trabalhasse até agora só para pagar os impostos e as taxas cobradas pelos governos municipais, estaduais e federal. No total, são 73 diferentes tipos de contribuições que não costumam aparecer destacados junto ao preço final do produto, diferentemente de outros países, como os Estados Unidos, onde osconsumidores visualizam separadamente o imposto de vendas embutidos no preço final.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Valmor Scapini, o trabalho na cidade está sendo divulgado por meio da distribuição de folders que demonstram a complexidade das taxas e as contribuições. De acordo com o IBPT, os lajeadenses pagaram, até o momento, mais de R$ 10 milhões em tributos. “O objetivo é a conscientização, pois a comunidade tem o direito de saber para onde seu dinheiro está sendo levado”, diz. Para Scapini, as taxas tributárias atingem consumidores e empresas e dificultam a movimentação econômica do país. “São taxas que se movimentam,

então imagine a sua complexidade. Isso faz com que empresas gastem mais com contadores, para evitar qualquer erro que acarrete processos”, avalia, acrescentando que a comunidade pode ler mais sobre o assunto no www.aclame.com.br.

Foto Rodrigo Martini

Acompanhe
nossas
redes sociais