Falta de placas de sinalização, alta velocidade e imprudência aumentam os riscos de acidentes e mortes no acesso à cidade pela BR-386, no quilômetro 337. Moradores pressionam as autoridades para que elaborem um projeto de construção de uma rótula ou colocação de uma lombada eletrônica. Nos últimos 20 dias foram registrados dois acidentes, tendo uma vítima. A comunidade alega que o local não oferece segurança e está mal sinalizado, aumentando o risco de ocorrerem acidentes, quando os motoristas ou pedestres cruzam a rodovia. Outra reclamação é quanto ao excesso de velocidade no trajeto.
Conforme os vereadores Sérgio Dietrich (PP) e René Becker (PMDB), a reivindicação é antiga. “Quantas pessoas ainda terão que morrer para que alguém tome alguma providência?”, questiona Becker. Ele reclamou da estrada que deveria ser utilizada para fazer o retorno para entrar na cidade. “Esse trecho está cheio de buracos, por isso poucos motoristas transitam pelo local. Encostam apenas no acostamento ou cruzam direto, aumentando o risco de acidentes”, lamenta.
Dietrich explica que o trecho serve de acesso para municípios da região alta. “O fluxo de veículos é intenso, principalmente nos horários de pique, por isso precisamos reforçar a fiscalização e buscar a construção da rótula que oferecerá mais segurança aos usuários”, afirma.
Gilmar Trojaike sugere o bloqueio da rodovia. “As causas sempre são as mesmas, imprudência e excesso de velocidade. Se nada de concreto for apresentado, nos próximos dias mobilizaremos os moradores e fecharemos a rodovia. Não podemos permitir que pessoas inocentes morram e que nada seja feito para resolver o problema”, comenta.
O mesmo problema se verifica no trevo de acesso a Marques de Souza, onde os moradores reclamam porque o pedido de colocação de uma lombada eletrônica ou redutores de velocidade não foram atendidos após diversos manifestos e bloqueios da rodovia.
Falta de visibilidade aumenta riscos
Conforme o chefe da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Adão Vilmar Madril, o problema maior no local é a falta sinalização. “Na semana que vem vamos solicitar à concessionária o reforço da colocação de placas e faixas de retenção para diminuir a velocidade no trecho”, comenta.
Madril recomenda aos motoristas que sigam adiante e façam o retorno um pouco mais à frente quando houver muito movimento e dificuldade de travessia. “O ideal seria uma rótula, mas como o Dnit e o Daer alegam que ambos não são responsáveis pelo trecho, resta orientar e tentar conscientizar o motorista e o pedestre”, finaliza.