O desrespeito com as faixas de segurança intensifica-se a cada dia. O fato comprovou-se com o atropelamento de Leonilda Teresinha Macedo, de 56 anos, na tarde de ontem na Av. Benjamin Constant. A pedestre não atravessou na faixa indicada e foi atingida por um veículo. Sem ferimentos graves, ela foi encaminhada para o Hospital Bruno Born. Flagrantes de pedestres e motoristas são frequentes a cada minuto nas principais ruas da cidade. A situação piora nos horários de pico (no início da manhã, no horário de almoço e final de tarde).
Segundo o capitão da Brigada Militar, Ricardo Prestes, desde janeiro foram registrados 12 atropelamentos dentro do perímetro urbano, uma média de 2,4 por mês. No ano passado, em sete meses houve 18 ocorrências, o que corresponde a uma média de 2,5 por mês. Ontem, a reportagem registrou em dez minutos na esquina da Benjamin Constant com a Rua Pinheiro Machado 38 pessoas que atravessaram a via mais movimentada da cidade sem utilizar a faixa de segurança. Enquanto que na Julio de Castilhos, no mesmo período de tempo, seis pedestres atravessaram sem usar a faixa.
Para o capitão Prestes, além da imprudência e do desrespeito, existe um hábito cult
ural que deve ser modificado. “Em Porto Alegre, criaram um gesto onde a pessoa estica o braço em direção à faixa, e o veículo deve automaticamente parar”, cita, acrescentando que existe um projeto para que essa ação transforme-se em lei estadual. Segundo ele, uma lei igual deveria ser criada em Lajeado para que seja iniciada uma campanha de conscientização. “Assim, caso o veículo não pare mediante o sinal, nós faremos a abordagem”, diz. Segundo o diretor de trânsito de Lajeado, Luis Felipe Finckler, a comunidade precisa conscientizar-se que o trânsito está mais perigoso a cada dia em consequência do aumento significativo de veículos. Ele orienta os pedestres a buscarem locais seguros para realizar a travessia, mesmo que isso implique em uma distância maior. “Não adianta cortar caminho e correr riscos”, avalia. Finckler diz que o departamento realiza aquilo que está ao seu alcance, que é multar veículos que não respeitam a faixa, ou em momentos de muito fluxo ajudar na travessia dos pedestres, principalmente defronte às escolas.
Administração instalará semáforos
O secretário de Obras, Mozart Lopes, anuncia para esta semana a instalação de dois semáforos exclusivos para pedestres, onde ele aperta um botão antes da travessia, fechando o sinal para os veículos. Os aparelhos serão instalados na Av. Benjamin Constant, na esquina com a Rua Pinheiro Machado, e em frente ao Hospital Bruno Born. Em relação às faixas de segurança o coordenador do Departamento de Trânsito Luis Felipe Finckler afirma que serão providenciadas neste mês novas pinturas de faixas e pistas, aumentando a visibilidade para os motoristas e pedestres.