Último dia para prestar contas com o Leão

Notícia

Último dia para prestar contas com o Leão

Por

Até o fim do dia desta quinta-feira, 14% dos gaúchos não havia entregue sua declaração do Imposto de Renda. Essa defasagem projeta movi­mento intenso para o último dia, visto que o prazo termina nesta sexta-feira. A expectativa da Receita Federal é de que cerca de 24 milhões de contribuintes prestem contas este ano. No RS, 1,9 milhão devem entregar o documento, mesmo que até o fim de quinta-feira fo­ram entregues 1.626.766 declarações, 85,62% do total aguardado.

A Receita alerta para o risco das pessoas deixarem para enviar a de­claração nas últimas horas, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos à página. O órgão avisa que não é necessário o preenchimento do campo “nº do recibo” para fazer a declaração. De acordo com a Receita, o número só será exigido do contri­buinte, se a declaração apresentada for “retificadora”. Imposto de renda

O prazo de entrega das declarações termina nesta sexta-feira, dia 30, às 23h59min, para quem optar pela in­ternet. Quem for entregar a declaração em disquete, no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, e em formu­lário de papel, nos Correios, deve ficar atento ao horário de funcionamento das agências.

A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido. Por isso, é impor­tante que o contribuinte cumpra o prazo, mesmo que depois tenha que de acrescentar informações na declaração retificadora. É preciso, no entanto, ficar atento à opção escolhida, pois, se o contribuinte optar pelo modelo simplificado, não poderá depois mudar para o completo ou vice-versa.

Sistema começou a trancar

O lajeadense Darci Kroth Junior, que trabalha num escritório de contabilidade, está preocupado com o congestionamento natural que ocorre no sistema no último dia da declaração. Ele informa que muitos de seus clientes se enquadram nos 14% dos contribuintes do estado que ainda não declararam o imposto. “Na quinta-feira ,o sistema trancou várias vezes por insuficiência de capacidade do servidor automático. Com certeza hoje (sexta-feira) será muito pior”, projeta. Para ele, uma declaração que normalmente demora 30 minutos (quando não é complexa) demorará o dobro.

Acompanhe
nossas
redes sociais