Depois da tragédia que destruiu 80% do município, chegou a hora de reconstruir o que foi perdido. Durante esta semana, a Associação Comercial e Industrial de Marques de Souza (Acimas) iniciou a distribuição do material de construção para que as famílias aos poucos possam reconstruir as suas casas que foram destruídas pela enxurrada. O departamento de Engenharia da Prefeitura elaborou as plantas das casas que terão em torno de 60 metros quadrados. A maioria das casas será reconstruída no mesmo lugar.
Segundo o presidente da Acimas, Clério Röhrig, as doações vieram de todo Vale do Taquari. “Graças a solidariedade das pessoas, estas famílias terão a chance de recomeçar”, afirmou. Chegaram cimento, tijolos, janelas, portas, telhas, madeira, entre outros. O material que cada família receber será o suficiente para concluir até 80% da obra. A mão de obra ficará por conta dos moradores. Röhrig observa que ainda podem ser feitas doações de material de construção.
Os moradores que receberão material para reconstruir suas casas são Iara Bauer, Aldemir Bauer, Erni Berstein, Dari Wink, Sandra Scherer, Waldemar Bertstein, Noeli Kremer e Rosa Neinas. Röhrig acredita que até julho as famílias receberão recursos em dinheiro vindos de verbas federais para concluírem as obras.