Anta Gorda assina convênio pioneiro

Notícia

Anta Gorda assina convênio pioneiro

Por

A Câmara de Indús­tria e Comércio – CIC Vale do Ta­quari sediou seu encontro mensal em Anta Gorda, nesta quinta-feira, antes da abertura oficial da 3ª edição da FestLeite no município. Com a presen­ça assídua das entidades associadas, a reunião teve a participação do prefeito, Vanderlei Moresco, que agradeceu o fato da entidade prestigiar o evento pela se­gunda vez. “Isso confirma a falada regionalização.”

festleiteNo encontro, Moresco aproveitou para anunciar que nesta sexta-feira será assinado um convênio pio­neiro no Brasil na área de produção de leite. A parceria inclui o município de Anta Gorda, Univates, Cosuel, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Conselho de Desenvolvimento Regional – Codevat. “Começaremos aqui um projeto que cer­tamente se espalhará no Vale do Taquari”, disse o prefeito.

O presidente da CIC, Oreno Ardêmio Heineck, comemorou a implantação do modelo galego na região e salientou que será o primeiro grande passo para a profis­sionalização dos produtores. A iniciativa cuidará dos con­troles de sanidade e produção, manejo e certificação do leite dentro das propriedades rurais. Só serão fecundadas vacas com certificação de qualidade. A meta é espalhar o projeto em mais municípios do Vale do Taquari até atingir duas mil vacas.

Ainda nesta sexta-feira, entre as programações está a apresentação da Carta da Galícia, em que os prefeitos e autoridades da região co­nhecerão mais detalhes do que a região pretende fazer para melhorar o setor leiteiro. O jornal A Hora lançará a publicação de páginas de­nominada de “O Caminho para ser o Vale dos Lácteos” com conteúdo voltado aos desafios e a ações necessárias para alcançar esse objetivo.

Ratificadas as bandeiras regionais

Os integrantes da CIC Vale do Taquari fecharam questão em torno das oito priorida­des escolhidas anteriormente em encontro. Entre elas estão a duplicação da BR-386 de Lajeado em direção a Soledade, priorizando Lajeado a Forquetinha. Segundo Carlos Alberto Martini, o pedido foi incluído no PAC 2 do governo federal; a ligação asfáltica para os sete municípios que não possuem o benefício, num total de 100 quilômetros, é outra bandeira; o projeto da cadeia de leite, com a instalação de um centro tecnológico e todas as iniciativas dentro da proposta de modernização, bem como a otimização do uso do laboratório de análises de leite; dupli­car e criar as terceiras pistas entre Lajeado e Encantado, inicialmente até Arroio do Meio; criar ações e projetos na área do saneamento básico, já que existem recursos previstos no PAC 2; mobilização para concretizar a construção de um presídio regional; cobertura integral de telefonia celular, fixa e de internet em todas as comunidades e a duplicação da subestação de energia elétrica de Lajeado.

CIC quer tomar posição política

A ideia não é defender par­tidos, mas candidatos escolhi­dos pela região e que tenham compromisso com as bandei­ras locais. “Nosso defeito grave é a falta de posição política. A entidade deve posicionar-se e defender, primeiro os can­didatos locais, assumindo-os e cobrando compromissos. Temos que ter a coragem de assumir esta bandeira e se organizar”, destaca Henrique Purper, presidente da Acie de Estrela.

Ficou acertada uma reunião para o dia 25 de maio, às 16h, na sede da CIC, em Lajeado, quando estarão convidados dois representantes de cada coordenadoria regional dos partidos da região. Uma co­missão formada pelos empre­sários Henrique Purper, Valmor Scapini, Ervino Scherer, Jairo Casagrande e Adaílton Ce será a responsável por coordenar o trabalho junto aos candidatos a deputado pela região.

Abertura prestigiada

O Parque de Exposições que recebeu os visitantes na abertura da FestLeite, quarta-feira, atraiu o público e muitas autoridades, entre eles deputados e prefeitos. Apesar da chuva que começou na parte da tarde e só terminou pouco antes da solenidade, o lançamento foi bem organizado dentro e fora dos pavilhões que abrigam os expositores de toda a região.

Acompanhe
nossas
redes sociais