A Câmara de Indústria e Comércio – CIC Vale do Taquari sediou seu encontro mensal em Anta Gorda, nesta quinta-feira, antes da abertura oficial da 3ª edição da FestLeite no município. Com a presença assídua das entidades associadas, a reunião teve a participação do prefeito, Vanderlei Moresco, que agradeceu o fato da entidade prestigiar o evento pela segunda vez. “Isso confirma a falada regionalização.”
No encontro, Moresco aproveitou para anunciar que nesta sexta-feira será assinado um convênio pioneiro no Brasil na área de produção de leite. A parceria inclui o município de Anta Gorda, Univates, Cosuel, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Conselho de Desenvolvimento Regional – Codevat. “Começaremos aqui um projeto que certamente se espalhará no Vale do Taquari”, disse o prefeito.
O presidente da CIC, Oreno Ardêmio Heineck, comemorou a implantação do modelo galego na região e salientou que será o primeiro grande passo para a profissionalização dos produtores. A iniciativa cuidará dos controles de sanidade e produção, manejo e certificação do leite dentro das propriedades rurais. Só serão fecundadas vacas com certificação de qualidade. A meta é espalhar o projeto em mais municípios do Vale do Taquari até atingir duas mil vacas.
Ainda nesta sexta-feira, entre as programações está a apresentação da Carta da Galícia, em que os prefeitos e autoridades da região conhecerão mais detalhes do que a região pretende fazer para melhorar o setor leiteiro. O jornal A Hora lançará a publicação de páginas denominada de “O Caminho para ser o Vale dos Lácteos” com conteúdo voltado aos desafios e a ações necessárias para alcançar esse objetivo.
Ratificadas as bandeiras regionais
Os integrantes da CIC Vale do Taquari fecharam questão em torno das oito prioridades escolhidas anteriormente em encontro. Entre elas estão a duplicação da BR-386 de Lajeado em direção a Soledade, priorizando Lajeado a Forquetinha. Segundo Carlos Alberto Martini, o pedido foi incluído no PAC 2 do governo federal; a ligação asfáltica para os sete municípios que não possuem o benefício, num total de 100 quilômetros, é outra bandeira; o projeto da cadeia de leite, com a instalação de um centro tecnológico e todas as iniciativas dentro da proposta de modernização, bem como a otimização do uso do laboratório de análises de leite; duplicar e criar as terceiras pistas entre Lajeado e Encantado, inicialmente até Arroio do Meio; criar ações e projetos na área do saneamento básico, já que existem recursos previstos no PAC 2; mobilização para concretizar a construção de um presídio regional; cobertura integral de telefonia celular, fixa e de internet em todas as comunidades e a duplicação da subestação de energia elétrica de Lajeado.
CIC quer tomar posição política
A ideia não é defender partidos, mas candidatos escolhidos pela região e que tenham compromisso com as bandeiras locais. “Nosso defeito grave é a falta de posição política. A entidade deve posicionar-se e defender, primeiro os candidatos locais, assumindo-os e cobrando compromissos. Temos que ter a coragem de assumir esta bandeira e se organizar”, destaca Henrique Purper, presidente da Acie de Estrela.
Ficou acertada uma reunião para o dia 25 de maio, às 16h, na sede da CIC, em Lajeado, quando estarão convidados dois representantes de cada coordenadoria regional dos partidos da região. Uma comissão formada pelos empresários Henrique Purper, Valmor Scapini, Ervino Scherer, Jairo Casagrande e Adaílton Ce será a responsável por coordenar o trabalho junto aos candidatos a deputado pela região.
Abertura prestigiada
O Parque de Exposições que recebeu os visitantes na abertura da FestLeite, quarta-feira, atraiu o público e muitas autoridades, entre eles deputados e prefeitos. Apesar da chuva que começou na parte da tarde e só terminou pouco antes da solenidade, o lançamento foi bem organizado dentro e fora dos pavilhões que abrigam os expositores de toda a região.