Com mais de quatro toneladas de lixo recolhidas em três edições a ação Viva o Taquari Vivo tem tudo para aumentar essa cifra este ano. Quem explica isso é o vice-presidente de responsabilidade social da Acil, Gilberto Soares, afirmando que dados obtidos nas edições anteriores mostram que houve um aumento no volume de resíduos retirados das margens e do leito do rio. Na primeira edição, realizada em 2007, foram recolhidos 1.106 quilos de resíduos. Na segunda, em 2008, houve aumento de 183 quilos, totalizando 1.289. Na última edição de 2009, o aumento foi de 790 quilos, atingindo 2.080 quilos, sendo 1.846 quilos no lado de Lajeado e 234 quilos em Estrela. São recolhidos plásticos, tecidos, ferro, madeira, borracha, vidro, pneu, papelão, UHT, brasilit, isopor, rejeito e outros tipos de resíduos.
Segundo Soares, como serão quase 4,5 km para serem percorridos os voluntários serão divididos em equipes, e as áreas de atuação serão demarcadas para que o trabalho seja agilizado. Todos os participantes receberão equipamentos básicos para que o número de acidentes seja o mesmo das últimas edições, zero. “Algumas equipes trabalharão apenas no recolhimento do lixo nas margens, outras no leito, enquanto outro grupo será responsável pela separação do lixo após ele ser retirado do rio”, explica. Soares lembra a importância da participação de embarcações, por isso convoca todos os proprietários para que se unam a essa ação. “Existem voluntários que nunca se banharam no rio, por isso a importância da participação de donos de barcos e lanchas, já que no final são eles quem mais aproveitam o rio”, salienta.
Outros projetos
Um dos primeiros atos originados da ação foi a mostra “Espelhos – Como o Rio Taquari nos Vê”. Vista por mais de 70 mil pessoas que prestigiaram a exposição no Unicshopping, Univates, Casa de Cultura e nas escolas das redes municipais de Lajeado e Estrela, neste ano, a mostra será atualizada com os dados das três edições anteriores e voltará às escolas. Além das escolas, a Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado recebe solicitações de instituições e empresas que queiram expor os seis painéis com fotografias das ações em seus ambientes. Outra ideia lançada será um projeto experimental chamado “Lajeado de frente para o rio – Nesta semana visite o Rio Taquari”. O objetivo é chamar a atenção da comunidade para as riquezas e oportunidades que o manancial apresenta. “Queremos provocar as pessoas a visitar o rio, para que assim, se crie um carinho e um respeito maior pelo Taquari”, explica Soares.