Faz mais de 15 meses que os moradores de Vasco Bandeira e Picada Serra aguardam a recuperação da estrada que a liga as duas comunidades. Ao longo do tempo os buracos, a capoeira e as pedras tomaram conta da via e dificultam a passagem de carros e caminhões. Após a enxurrada a situação só piorou.Muitos produtores de frangos e suínos tiveram que interromper a produção, porque as empresas que distribuem a ração se negam a levar o produto devido à precariedade do acesso.
O agricultor Pedro Machado tem dificuldade de vender o leite. “Moro aqui há 20 anos e nunca a estrada esteve tão ruim. Cansamos de fazer pedidos, mas não fomos atendidos. Na semana passada, um caminhão quase desceu um barranco de 100 metros. É um descaso, uma vergonha, uma falta de consideração com que é responsável pela maior parte da renda do município”, critica.
Na semana passada, cerca de 20 alunos ficaram em casa, porque o transporte escolar entrou em greve para chamar atenção da administração para que resolva o problema. O caso deixou os pais e a comunidade indignados.
Administração inicia recuperação
O prefeito Rubem Kremer garantiu que a estrada será recuperada até o fim de semana. “Quanto ao transporte escolar, a motorista mentiu. Ela nos informou que seu veículo estava estragado, por isso não fez o transporte. Sabemos que as estradas estão precárias. Faltam máquinas e funcionários para atender todos os pedidos. Pedimos um pouco de paciência da população, pois uns serão os primeiros e outros os últimos, mas todos serão atendidos”, garante.
Quanto à paralisação da produção, Kremer diz que o setor primário é prioridade e não acredita que um agricultor tenha sido prejudicado pela falta de acesso. Ontem, foi liberada uma verba de R$ 90 mil do Daer para auxiliar na recuperação das estradas atingidas pela enxurrada de janeiro.