O ex-prefeito de Lajeado, Alípio Hüffner, recebeu o título de Cidadão Seriense por ter incentivado e viabilizado a emancipação de Lajeado. A solenidade ocorreu na quinta-feira no Salão Paroquial com a presença de autoridades regionais. Hüffner, 84 anos, precisa se locomover com ajuda e estava bastante emocionado durante toda a homenagem que começou com meia hora de atraso.
O ex-prefeito Erny Petri lembrou que Hüffner possui as qualidades que muitos políticos atuais carecem: correto, autêntico e honesto. “Graças à quase dez emancipações que ocorreram a partir de Lajeado existe hoje uma melhor distribuição de riquezas”, afirmou. A prefeita de Lajeado, Carmen Regina Pereira Cardoso, disse que o ex-prefeito liderou e foi modelo para muitos administradores públicos por investir na agricultura e na educação. O representante de Sério, Antoninho Arioti, afirmou que Hüffer foi “um homem que avançou além do tempo. Um ser que imbuído de coragem e espírito de desenvolvimento iniciou com a ideia de emancipar Vila Sério, tornando-a um município com excelente qualidade de vida”.
Hüffner nasceu em Estrela em 1926. Iniciou seus estudos no Colégio Lajeadense, hoje Colégio Alberto Torres. Aos 14 anos foi estudar em São Leopoldo. Depois do Serviço Militar, conseguiu bolsa de estudos e foi estudar nos Estados Unidos. Foi prefeito de Lajeado de 1973 a 1977 onde imprimiu um caráter empresarial à sua administração, de cunho dinâmico e transparente, primando pela honestidade e gradual popularidade. Hüffner criou a descentralização administrativa, o que chamava de Mutirão para o Desenvolvimento, deslocando para sedes distritais todo o seu secretariado nos fins de semana como forma de integração com a comunidade.
Alípio deu um grande impulso para a agricultura. Em 1972, havia no município 28 tratores e em 1976 esse número aumentou para 240. Na Educação executou o projeto pioneiro no Brasil da Unidade Móvel de Atendimento Diversificado. Em dois ônibus foram montados os equipamentos necessários para as aulas de técnicas domésticas, industriais, comerciais e agrícolas.