Nesta sexta-feira, 23 pessoas, entre prefeitos, empresários, lideranças regionais e profissionais de imprensa embarcam para a Galícia – Espanha, região considerada semelhante ao Vale do Taquari. O objetivo da visita é buscar alternativas e novas formas de produção para reestruturar a cadeia produtiva do leite na próxima década. Soluções para problemas recorrentes vivenciados no dia a dia serão buscados direto nas propriedades rurais e nas audiências com órgãos públicos e privados da Galícia. Picaretagem da inseminação; sistema de férias para os produtores; importância dos laboratórios no processo qualitativo são alguns temas a serem verificados in loco.
Para o diretor superintendente da Cosuel, Carlos Alberto Freitas, que acompanha a comitiva, é preciso trazer exemplos e fatos concretos da Espanha a fim de serem implantadas de forma imediata no Vale.
Seminário na Festleite
Para compartilhar as experiências e apresentar um relatório sobre os conhecimentos adquiridos durante os dez dias de viagem, a comissão organizadora pretende elaborar um seminário para a Festleite, de Anta Gorda, que ocorre 22 a 25 de abril, no Parque Municipal de Eventos. O seminário deverá ser mediado pelo jornalista Lasier Martins do Grupo RBS que acompanha a comitiva.
Os principais objetivos
* conhecer o funcionamento da cadeia produtiva do leite da Galícia
* ajudar na consolidação da implementação do Programa de Desenvolvimento da Agropecuária do Vale do Taquari;
* promover encontros técnicos e negócios com entidades da Galícia;
* buscar formas para criar políticas publicas municipais para a cadeia do leite;
* formas de evitar o êxodo rural e viabilizar concessão de férias aos produtores;
foto Adair Weiss