Passados quase dois meses desde o anúncio da retomada das obras de asfaltamento de RS-421 que liga os municípios de Forquetinha e Sério, a população comemora o incremento de suas economias. Em Forquetinha, a comunidade aposta no desenvolvimento estimulado pelas obras, a exemplo da primeira fase da construção, quando trabalhadores e maquinário não folgavam nem mesmo nos finais de semana. Confiantes de que dessa vez os trabalhos irão até o fim, moradores se moldam às exigências da gigante engenharia.
As máquinas na pista são sinais de que os 22,6 quilômetros de estrada que ligam as duas cidades serão pavimentados. A obra está orçada em R$ 16 milhões e tem prazo de 17 meses para ser concluída. A pavimentação atende a uma antiga reivindicação da comunidade local. Até empresas deixaram as cidades devido aos problemas com a rodovia, principalmente buracos e poeira. Diariamente empresários acumulam prejuízos em razão das perdas com o transporte de sua produção a outros municípios da região e do estado.
Serviços não devem parar
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) afirma que as obras não devem parar nos próximos meses. Os engenheiros responsáveis pela obra, Jaime Dallanhol e Rui Pires, acreditam que os serviços não serão prejudicados mesmo sendo ano eleitoral. “Tudo depende dos recursos que serão enviados pelo estado. Dinheiro tem, basta recebermos em dia para tudo correr dentro do previsto”, observa Dallanhol. Pires adianta que os serviços apenas serão paralisados caso a governadora ou o próximo governo entender que as obras não são mais prioridade do estado.