Mencionada como um dos três macrocompromissos no plano de governo, a mobilidade e infraestrutura urbana surge como um dos principais desafios para o futuro da cidade. Projetos pensados no curto, médio e longo prazo estão nos planos da administração, que busca formas de custear obras como alargamentos, abertura de vias, recapeamentos e rótulas.
As obras consideradas prioritárias foram definidas pela prefeita Gláucia Schumacher, em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade. Os trechos selecionados contemplam vias nos bairros Bom Pastor, Conventos, Florestal, Moinhos, Moinhos d’Água, Montanha, Olarias, São Bento e Santo Antônio.
Conforme Gláucia, os projetos estão em fase de execução e, na medida em que os recursos são liberados, o município pretende iniciar os serviços. No entanto, os valores necessários não virão apenas do orçamento municipal, comprometido com a reconstrução da cidade e auxílio aos moradores após a enchente de maio de 2024.
“Aquela reserva financeira que tínhamos foi completamente consumida, e ainda surgem várias despesas. Apenas nos loteamentos vinculados aos programas estadual e federal, temos uma conta de R$ 10 milhões para pagar este ano. A contrapartida exigida do município nesses programas é muito alta”, afirmou, em entrevista à Rádio A Hora 102,9.
Longo prazo
Segundo o secretário de Planejamento de Lajeado, Alex Schmitt, foi apresentado à prefeita um mapa “com 30 anos de serviços” para a área da mobilidade. Por isso, o município definiu algumas prioridades num primeiro momento. Cita o exemplo dos alargamentos, como o da avenida Benjamin Constant, responsável por um dos principais gargalos no trânsito da cidade.
“Ali tranca tudo [entre a Nicolau Junges e a João Alberto Schmidt]. É um problema grande que precisamos resolver, possivelmente reduzindo alguns recuos para dar um pouco mais de fluidez na avenida”, salienta. Quanto à Pedro Theobaldo Breidenbach, entende que a via será avaliada “do início ao fim”, com projeções de alargá-la desde a BR-386 até o campo do Estudiantes.
Além destas obras, há também intervenções mais ousadas, como a abertura de vias. Uma das prioridades é a Guido Lenhard, no bairro Bom Pastor. “Queremos criar uma via paralela à Benjamin Constant, fazendo uma ligação desde a avenida dos Ipês até a Hermes Jaeger”.
Detalhes dos projetos
ALARGAMENTOS
– Pedro Theobaldo Breidenbach (Conventos), nos trechos até o campo do Estudiantes e até o acesso à BR-386
– Avenida Benjamin Constant (Montanha), da Nicolau Junges até a avenida João Alberto Schmidt
– João Goulart (Olarias), desde o Campestre até o entroncamento com a Paulo Emílio Thiesen
ABERTURA DE VIAS
– Avenida dos Ipês (Montanha), do encontro com a rua Arthur Schneider até a Benjamin Constant
– Avenida João Alberto Schmidt (Montanha), do encontro com a rua João Weiler Klein até a ERS-130
– Aury Stürmer (Moinhos d’Água), do fim do trecho existente até a Carlos Spohr Filho
– Guido Lenhard (Bom Pastor), com a abertura de trechos para conectar a avenida dos Ipês com a Hermes Jaeger
– Arno Eckhardt (Conventos), com abertura de trecho de rua para fazer um binário, deixando esta via em um sentido e a Arnoldo Alfredo Scherer no sentido contrário
RECAPEAMENTO
– São Pedro (Florestal e Moinhos), em toda a extensão, desde a Carlos Spohr Filho até o cruzamento com a Benjamin Constant
– Cristiano Grün (Florestal e Moinhos), em toda a extensão, desde a Carlos Spohr Filho até o cruzamento com a Benjamin Constant
– Simão Bolívar (Santo Antônio),
em toda a extensão
RÓTULAS
– Érico Weber (São Bento), no cruzamento com a rua Carlos Spohr Filho
– Pedro Theobaldo Breidenbach (Conventos), no encontro com as ruas Pedro Beuren e a ERS-421