A parceria entre Arroio do Meio e a cidade-irmã Boppard, na Alemanha, ganhou um novo impulso com a assinatura de uma declaração que fortalece os vínculos entre os dois municípios. A iniciativa reafirma o compromisso de cooperação mútua que já dura mais de uma década.
Desde 2013, Arroio do Meio mantém laços estreitos com Boppard por meio de intercâmbios culturais e educacionais organizados pelo Círculo de Amigos de Boppard, entidade local responsável por articular as atividades em apoio à administração municipal.
O documento que fortalece a parceria entre as duas cidades foi oficializado no último dia 22 de maio, durante cerimônia realizada na residência do cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre.
Semana da Língua Alemã
Na próxima segunda-feira, 2, o subsecretário da Justiça e Integridade Institucional, Rafael Gessinger, estará em Arroio do Meio para acompanhar os eventos da Semana da Língua Alemã na Escola Municipal Arlindo Back. A programação inclui ações educativas e culturais com alunos do 3º e 4º ano.
A atividade é acompanhada pelo Círculo de Amigos de Boppard. Uma das contribuições mais recentes da entidade foi a doação de livros à Biblioteca Pública Municipal Visconde do Rio Branco, exemplares adquiridos com recursos enviados pela comunidade de Boppard. A primeira etapa da doação ocorreu no dia 23 de abril, como parte das ações de apoio às instituições locais afetadas pela catástrofe climática de maio de 2024.
Intercâmbio
O Círculo de Amigos de Boppard tem agora como presidente Euclides Scheid, com Eneida Führ Kuhn como vice. Os nomes foram definidos em eleição durante assembleia. A nova diretoria assume para o biênio 2025–2027.
O grupo também prepara um novo intercâmbio de jovens, com a previsão de chegada da quinta delegação de Boppard à cidade gaúcha na segunda quinzena de outubro de 2025.
Ao longo dos anos, quatro grupos de jovens arroio-meenses, com idades entre 16 e 23 anos, já visitaram a Alemanha, enquanto Boppard acolheu igual número de delegações brasileiras. Viagens privadas de adultos também se tornaram comuns, reforçando os laços de amizade e intercâmbio cultural entre os dois povos.