Lajeado avança com o projeto de semáforos sincronizados, conhecidos como “corredor verde”, para melhorar a fluidez do trânsito das avenidas Senador Alberto Pasqualini e Benjamin Constant, consideradas as principais vias da cidade. Conforme o secretário da pasta de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Alex Schmitt, a medida busca reduzir o tempo de deslocamento e evitar congestionamentos em pontos estratégicos do município.
Um exemplo prático citado pelo secretário, envolve o cruzamento da rua Piraí com a Pasqualini, no bairro São Cristovão, onde hoje há um semáforo de quatro tempos. A proposta prevê restringir a conversão à esquerda para quem vem do Centro ou da Univates em direção à rua, exigindo que o motorista faça uma quadra a mais, à direita.
“Ninguém gosta de extender o percurso, mas se pegar a sinaleira da Piraí fechada, indo à Univates, e usar a solução proposta, você vai ter uma condição de conversão à direita livre. Faz a quadra e o semáforo de quatro tempos vira de dois. Com isso, você economiza até 25 segundos no trajeto”, explica Schmitt. Além de agilizar o deslocamento de quem acessa a Piraí, a mudança também busca resolver o acúmulo de veículos na via no sentido bairro–Centro, permitindo a conversão à direita livre e mantendo o fluxo contínuo.
Na avenida Benjamin Constant, o projeto ainda está em fase de levantamento de informações e análises de fluxo. Já na Pasqualini, algumas alterações estão semi definidas. Por exemplo, na Imec do São Cristóvão, os motoristas que estiverem saindo do Centro Universitário em direção à ERS-130 e desejarem retornar ao sentido contrário deverão fazer a conversão nos fundos da supermercado. O retorno será feito pela Rua Felipe Craide, onde também será implantado um novo cruzamento.
A implantação do sistema de sincronização semafórica exigirá uma readequação orçamentária de R$ 1 milhão. O valor foi apresentado por meio do Projeto de Lei nº 077. Também está prevista uma conversão à esquerda na rua Ceará para quem vem da Univates em direção ao Centro, buscando atender melhor a região do São Cristóvão. A medida redistribui os fluxos e alivia cruzamentos com alto volume de tráfego.