Solenidade marca passagem da Revolução

VALE DO TAQUARI

Solenidade marca passagem da Revolução

Momento no Parque Urbano da Revolução Federalista, na manhã de hoje, relembra episódio em que colonos protegeram a então Picada de Santa Clara da invasão dos maragatos, em 28 de maio de 1895

Solenidade marca passagem da Revolução
Parque Urbano da Revolução Federalista eterniza a passagem da revolução por Santa Clara do Sul
Vale do Taquari

Para resgatar a memória de um dos momentos mais marcantes da história de Santa Clara do Sul, o município organiza, na manhã de hoje, uma solenidade em homenagem aos 130 anos do Combate Vitorioso de Santa Clara, ocorrido em 28 de maio de 1895, durante a Revolução Federalista, que teve passagem pelo Vale do Taquari.

A cerimônia ocorre a partir das 7h, no Parque Urbano da Revolução Federalista, onde fica o monumento em homenagem aos colonos que lutaram para defender suas terras. O Combate Vitorioso de Santa Clara ficou marcado pelo episódio em que 50 imigrantes alemães, liderados por José Diel, organizaram-se para proteger a então Picada de Santa Clara contra a investida de mais de 400 maragatos, liderados por Zeca Ferreira.

Com ferramentas de caça e armamentos, obtidos junto às autoridades, os colonos resistiram e impediram a invasão. Mais do que uma vitória militar, o combate se tornou símbolo da fé, do espírito coletivo e da força do povo.

O Parque Urbano da Revolução Federalista foi inaugurado em agosto de 2024, com o objetivo de contar essa história, além de incentivar o turismo e desenvolver a cidade. No local, um dos destaques é o busto do coronel José Diel. O Monumento faz parte da rota turística Caminhos de Santa Clara, que integra o Parque Linear e o Parque Broenstrup.

No Vale

Conforme a historiadora Patrícia Schneider, supervisora do Centro de Memória MCN Univates, a Revolução Federalista assolou todo o estado entre 1893 e 1895, trazendo consequências políticas, econômicas e sociais.

Foram registrados conflitos na região, em comunidades como Estrela, Lajeado, Teutônia, Travesseiro, Taquari e Arroio do Meio. Nesses locais, as disputas eram entre os federalistas, também chamados de maragatos, vindos das áreas serranas, contra as comunidades locais que buscavam apoio dos governistas republicanos.

Em Estrela, um episódio importante ocorreu no dia 27 de maio de 1893, quando os cerca de 15 a 20 federalistas atacaram o povoado. “Como os serranos não possuíam um bom armamento, adotavam táticas de guerrilhas. Dividiam-se em grupos que chegavam de lugares diferentes para o combate, o que favorecia o desfecho do conflito em algumas localidades”, destaca o historiador Marcos Rogério Kreutz.

Naquele mesmo ano, em setembro, Lajeado também foi atacada, e teve os federalistas derrotados. Já em 1894, os maragatos empreenderam mais incursões pela região do Vale do Taquari. Em 1º de abril, ocorreu um tiroteio em Taquari, próximo ao Arroio do Potreiro. No dia 17 de dezembro, os federalistas investiram novamente em Lajeado. A vila foi atacada por três locais diferentes.

O município de Travesseiro também foi palco da Revolução Federalista. Em janeiro de 1895, havia rumores de que a colônia seria atacada por federalistas e no dia 28 de janeiro, o combate ocorreu. Dos nove jovens que estavam na guarda do local, oito foram massacrados e apenas um conseguiu se salvar.

Segundo o historiador, em praticamente toda a região houve algum episódio envolvendo a população local com as tropas revolucionárias.

O combate na região

  • A Revolução Federalista ocorreu logo após a Proclamação da República (1889), um período de grande instabilidade política e econômica no Brasil.
  • A revolução foi, em parte, um reflexo das divergências entre os próprios republicanos sobre a forma como a República deveria ser estruturada, com alguns defendendo maior autonomia para os estados e outros um governo mais centralizado.
  • No Vale do Taquari, conflitos foram registrados em Estrela, Lajeado, Teutônia, Travesseiro, Taquari, Arroio do Meio e Santa Clara do Sul.
  • Na região, as disputas eram entre os federalistas/maragatos e as comunidades locais que buscavam apoio dos governistas republicanos.
  • Combate Vitorioso de Santa Clara (28 de maio de 1895)
    – Ataque a Estrela (27 de maio de 1893)
    – Ataque a Lajeado (setembro de 1893)
    – Tiroteio em Taquari (1º de abril de 1894)
    – Novo ataque a Lajeado (17 de dezembro de 1894)
    – Massacre em Travesseiro (28 de janeiro de 1895)

Acompanhe
nossas
redes sociais