Com a elevação rápida do nível do Rio Forqueta, o acesso entre os municípios de Marques de Souza e Travesseiro foi interrompido na manhã desta quarta-feira. A informação foi confirmada pela Defesa Civil, que monitora a situação desde as primeiras horas do dia.
Desde o início do mês, a travessia entre as cidades vinha sendo realizada pela ponte baixa, já que outras rotas seguem comprometidas em razão das enchentes anteriores. Conforme dados da régua da CPRM instalada em Barra do Fão, o rio apresentou uma elevação de um metro nas últimas horas e atingiu o nível de 3,06 metros.
PROJETO VALE VIVO: Veja transmissão da elevação dos arroios
Nas últimas 120 horas, foram registrados mais de 140 milímetros de chuva na região, o que contribuiu para a elevação do rio e o transbordamento de arroios.
Outro ponto afetado é a estrada da Barra do Fão, entre a localidade de Coqueiro Baixo e a BR-386, cujo acesso foi fechado pela prefeitura ainda durante a madrugada. Máquinas trabalham no local para desobstruir a via e ampliar a vazão de um arroio que transbordou, agravando a situação.