O Hospital Ouro Branco divulgou nota informando que está à beira do colapso, com superlotação na emergência e sobrecarga nos leitos. A prioridade, neste momento, é para casos graves e urgentes. A orientação é que a população procure os postos de saúde e o PA+ para situações de menor gravidade, evitando a emergência hospitalar.
O alerta também foi reforçado pelo Conselho Municipal de Saúde, que destaca que a média diária de atendimentos na emergência está 41% acima da capacidade projetada, totalizando 120 pacientes por dia. Desses, 37% apresentam quadros graves, principalmente relacionados a síndromes respiratórias.
A situação é considerada crítica e tem se agravado com a chegada do frio e o aumento de doenças respiratórias, além da baixa cobertura vacinal contra a gripe, que está em apenas 34,9%, muito aquém dos 90% recomendados pelo Ministério da Saúde.
A direção do hospital reforça que é essencial o uso consciente dos serviços de emergência. A recomendação é que os usuários com sintomas leves procurem os serviços de atenção básica, como os postos de saúde do município, que estão preparados para esse tipo de atendimento.