Com a chegada do outono e do inverno, o Hospital Estrela (HE), da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP), registrou um aumento expressivo na procura por atendimentos de emergência. Nas últimas semanas, a unidade contabilizou um crescimento de 35% no total de atendimentos e 30% na média diária de pacientes, reflexo direto do avanço das doenças respiratórias sazonais.
Outro dado preocupante é a alta de 50% no número de pacientes em estado grave, que exigem cuidados intensivos, mas que permanecem na Emergência devido à ocupação total da UTI, que segue com 100% da capacidade. Nos últimos sete dias, tanto a Emergência quanto a UTI operaram com 120% da capacidade instalada, o que representa um aumento de 150% em relação ao mesmo período do ano passado, já considerado crítico por causa das enchentes.
Além disso, em maio, os casos de síndromes respiratórias dobraram em relação a abril.
Diante desse cenário, o hospital reforça o apelo à comunidade para que busque a emergência apenas em casos graves, a fim de garantir a agilidade e eficácia no atendimento aos pacientes que realmente correm risco de vida.
“O atendimento de pacientes com quadros leves na Emergência pode comprometer a agilidade no cuidado dos casos mais urgentes, que realmente dependem de uma resposta rápida para salvar vidas”, alerta o Dr. Gabriel Klecius, Coordenador Médico da Linha de Cuidado Hospitalar.