Empreendimento aposta em novo conceito para o envelhecimento saudável

O MEU NEGÓCIO

Empreendimento aposta em novo conceito para o envelhecimento saudável

Sunday Village Care é inspirado em modelos internacionais e foi construído com apoio técnico de profissionais da saúde e assistência social

Empreendimento aposta em novo conceito para o envelhecimento saudável
Enrico Neiss e Ito Lanius participaram do programa “O Meu Negócio” dessa segunda-feira, 26. (Foto: Deivid Tirp)

A cerca de 25 quilômetros de Lajeado, um condomínio de saúde assistida promete transformar a forma como a região acolhe o envelhecimento da população. O Sunday Village Care, está localizado em uma área de 14 hectares e propõe um novo olhar sobre a terceira idade. Por meio de uma estrutura completa e equipe dedicada, o espaço oferece segurança, afeto e liberdade, para que as pessoas de mais idade vivam de forma saudável, ativa e integrada à comunidade.

Inspirado em modelos internacionais e com apoio técnico de profissionais da saúde e assistência social, o projeto foi idealizado pelo empresário Ito Lanius. “Não se trata de uma crítica às geriatrias atuais, mas de uma tentativa de oferecer algo além. Pensamos nas pessoas que lutaram a vida inteira, que hoje pertencem às classes A e B e que desejam viver essa fase da vida como um prêmio pelo esforço de toda uma trajetória”, explica.

O empreendimento se organiza como uma vila, com estrutura pensada para oferecer qualidade de vida. Os espaços foram planejados pensando no convívio social do condomínio e na interação entre moradores e sociedade. Entre os destaques estão: complexo esportivo, piscina, quadra de tênis, cancha de bocha, lago com quiosque, horta comunitária e sala de artesanato.

Segundo o médico Enrico Neiss, que participa do desenvolvimento do condomínio, o objetivo é ressignificar o envelhecer. “Ainda há muito receio quando se fala em residencial geriátrico, por conta de estigmas do passado. O que as pessoas querem hoje é envelhecer com saúde, mantendo a capacidade física e emocional, tomando o mínimo de medicamentos possível. E isso passa também por manter os vínculos sociais”, destaca.

Segundo Ito e Enrico, o Sunday Village Care foi pensado para as pessoas viverem bem. Não só com uma infraestrutura moderna, mas com vínculos afetivos fortalecidos e uma rede de apoio preparada para lidar com as necessidades, inclusive de quem convive com doenças degenerativas.

O empreendimento está localizado na BR-386, Km 370, a 15 minutos de Lajeado e a apenas 45 minutos da grande Porto Alegre, conta com 123 terrenos destinados à construção de casas. Há ainda lofts, que são apartamentos oferecidos para locação, mantendo a privacidade do morador e situados próximos à enfermaria.

Ikigai: O segredo japonês para uma vida longa e feliz
por Héctor García & Francesc Miralles

A tradição japonesa acredita que todos temos um ikigai, ou seja, uma razão para viver. Encontrá-lo é a chave para uma vida longa e feliz, afinal, é quando se cruzam os pontos atrelados à paixão, missão, vocação e profissão.

Em “Ikigai: O segredo japonês para uma vida longa e feliz” , os autores vão até Okinawa, a ilha japonesa de população centenária, para revelar os hábitos e rotinas para manter em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito daquele povo. A obra é um guia com informações, listas, tabelas e ilustrações que colocam em suas mãos as ferramentas certas para entender e encontrar seu ikigai.

Entrevista
Ito Lanius e Enrico Neiss • Sunday Village Care

“Não foi preciso ir longe para ver que a nossa pirâmide social está invertendo”

Wink – Como você conheceu o Dr. Enrico e o que o levou a incluí-lo neste projeto?

Ito – Uma das primeiras coisas que me perguntei foi: daquilo que não sei, quem vou buscar? Certamente, uma pessoa experiente e capaz, mas muitos profissionais têm conhecimento técnico, mas não possuem experiência. Então, conversando com algumas pessoas, as referências nos levaram a essa pessoa fantástica, que é o Dr. Enrico, pois ele já cuida de geriatria há mais de 15 anos. Ele tem algumas linhas de pensamento que são fundamentais, especialmente para mim. Defende que as pessoas têm que se cuidar desde o princípio e não pensar que o Sunday Village Care ou qualquer outro lugar é que vai recuperar ou recompor as pessoas, se elas não se cuidaram desde sempre.

Dr. Enrico, fale um pouco sobre sua experiência com pessoas, especialmente essa defesa de que as pessoas precisam se cuidar sempre. 

Enrico – Esse empreendimento já é uma marca importante para Fazenda Vilanova e o Vale do Taquari, como primeiro condomínio pensado para a saúde. Para nós, técnicos da área da saúde, pensar o envelhecimento como um processo que não acontece só nos 60+, mas sim um processo que acontece desde o nascimento, então ele acontece o tempo todo. As doenças do envelhecimento são, em sua grande maioria, são preveníveis. Então pensar em prevenção é fundamental para chegarmos ao envelhecimento saudável.

Como você veio parar em Teutônia?

Enrico – Vim com uma colega de faculdade, a Fernanda Sulzbach. Quando a gente se formou havia uma vaga para médicos aqui em Teutônia, quando estavam ampliando os serviços na cidade. Ela me trouxe para cá em 2004. Hoje tenho o consultório, presto serviço para algumas casas geriátricas em Teutônia e Paverama, e tenho um vínculo com a prefeitura.

Como é a relação de um empreendedor com o profissional da medicina. Como deu liga?

Enrico – Olha, estou aprendendo cada vez mais com o Ito na questão do empreendimento. É uma pessoa fantástica, com ideias brilhantes. Veio muito a calhar a ideia do empreendimento, no sentido de um cuidado especializado e individualizado do idoso e vem muito com as questões que eu participo e penso desse cuidado, dessa forma, um cuidado integral, bem pensado e planejado. Essa foi a chave para fazer dar certo.

Este investimento é completamente inovador. Ito, o que te estimulou para que tu fizeste uma iniciativa empreendedora tão bem executada no Vale do Taquari?

Ito – Criamos um grupo de trabalho onde discutíamos outros empreendimentos também. Mas para definir, olhamos qual a tendência de negócio. E não foi preciso ir longe para ver que a nossa pirâmide social está invertendo. Temos cada vez mais idosos e menos jovens, e como negócio, é uma oportunidade, sim. Hoje, as pessoas trabalham uma vida inteira e não param para pensar como serão os últimos anos de vida. Essa foi a grande pergunta que fiz para mim mesmo e que me parece que vale para todos: como vou viver meus últimos anos?

Confira entrevista completa

Acompanhe
nossas
redes sociais