A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) recebeu para o seu Almoço Empresarial desta semana, o presidente da Docile, Ricardo Heineck. Com ele, seu irmão Alexandre Heineck, do conselho de administração e o patriarca da família, Nestor Heineck, foram recebidos por empresários lajeadenses e regionais, representados pelo presidente da entidade, Joni Zagonel.
O tema central eram os novos movimentos da marca no mercado nacional e internacional. Mas o que cativou mesmo o público, foram as histórias do “seu Nestor” e da família”. Desde a betoneira como cuba de alumínio, o tacho de cobre dos primeiros produtos, até os dias atuais, com a máquina alemã que possibilitará à empresa produzir 300 toneladas de doce por dia.
Sucessão
A trajetória da Docile é marcada por uma gestão familiar bem-sucedida, que também vai se consolidando com a entrada da nova geração. Dos seis filhos dos três fundadores, quatro já são formados em Engenharia de Produção e dois estão em formação na mesma área. Segundo Alexandre, “a formação contribuiu com raciocínio lógico e foco em gestão, habilidades aplicadas à condução da empresa”.
Em 2009, após sair da sociedade na empresa anterior, o patriarca Nestor Heineck, passou a atuar informalmente na Docile e foi o grande incentivador da criação do Conselho de Administração. Contando com conselheiros independentes, foi acompanhado de um acordo de acionistas, revisado periodicamente. Atualmente, o conselho passa por uma nova reformulação, incluindo uma conselheira com perfil voltado a negócios, inteligência artificial e transformação digital — preparando a empresa para os desafios do futuro.
Investimentos
O ano de 2025 marca um novo ciclo e de investimentos da empresa. O aporte de R$ 100 milhões na ampliação fabri, elevará a capacidade produtiva da fábrica para 300 mil quilos por dia.O volume representa até 15 carretas diárias de produtos, que saem de suas modernas instalações de Lajeado. Apesar dos avanços “porta para dentro”, os sócios reconhecem que o grande desafio está “porta para fora”, na construção de imagem e fortalecimento da comunicação com o mercado.
Novos mercados
A estratégia tem se concentrado em diferenciação, com produtos inovadores em textura, sabor e embalagens. “Após anos sendo vistos como copiadores, a Docile agora vê concorrentes globais se inspirando em suas criações — um sinal do amadurecimento da marca”, destacou o presidente. A conquista de novos mercados, proporcionou que um cliente da américa do Norte, convidasse a empresa para uma possível sociedade no México ou no Canadá. “O reconhecimento internacional coroa um trabalho de décadas, construído com persistência e inovação”, complementou Ricardo.
Com um estilo de gestão simples, colaborativo e centrado nas pessoas, a companhia acredita que a verdade, o respeito, a humildade e o compromisso são fundamentais para construir vínculos duradouros — inclusive com parceiros e consumidores.
Parcerias
Atletas como Raíssa Leal e Rebeca Andrade reforçam essa conexão genuína com valores positivos do esporte. A Docile foi o “Doce Oficial do Time Brasil”, um movimento que reforçou sua identidade de marca emocionalmente engajada.
Os números também consolidam a marca como a principal exportadora de doces do Brasil e umas das 100 maiores empresas do setor, no mundo.