Apesar da elevação no nível dos rios e do transbordamento de arroios, a Defesa Civil descartou, na manhã desta quarta-feira, 28, o risco de enchente no Vale. No Porto de Estrela, a régua instalada no Taquari marcava 14,85 metros às 9h30min, com elevação de 20 centímetros na última hora. A cota de inundação é de 19 metros.
Conforme o comandante da Defesa Civil de Lajeado, tenente-Coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, o Rio Taquari deve atingir cota de inundação, 15 metros, nesta tarde. “A Defesa Civil segue monitorando. Não imaginamos que chegue na cota de alerta, de 17 metros.”
Rio Forqueta
Às 10h, o radar localizado na Ponte de Ferro indicou que o nível do rio está 4,24 metros acima do normal.
Região Alta
Em cidades como Santa Tereza e Encantado, que influenciam diretamente no nível do Rio Taquari em Lajeado, o rio estabilizou.
As chuvas dos últimos dias, que já somam mais de 150 milímetros em algumas localidades, provocaram a interrupção de acessos importantes entre municípios e localidades da região.
Duas estivas que ligam Relvado a Doutor Ricardo e Relvado a Encantado estão submersas e sem passagem, após o Arroio Jacaré transbordar. Já entre Marques de Souza e Travesseiro, a ponte baixa foi interditada após o Rio Forqueta subir rapidamente, atingindo 3,06 metros segundo medição da CPRM em Barra do Fão.
Outros pontos críticos incluem
(atualizado às 8h)
- Travessia pela pinguela entre Marques de Souza e Travesseiro fechada;
- Estrada velha de Linha Perau, em Marques de Souza, bloqueada;
- Estrada da Barra do Fão, entre Coqueiro Baixo e BR-386, interditada desde a madrugada;
- Estrada de São Miguel, entre Travesseiro e Nova Bréscia, obstruída por queda de árvore e postes;
- Ponte do Storck, em Forquetinha, está submersa.