Câmara de Comércio Italiana retoma atividades com foco em negócios e cultura ítalo-gaúcha

conexão Brasil-Itália

Câmara de Comércio Italiana retoma atividades com foco em negócios e cultura ítalo-gaúcha

Entre os principais objetivos, está a ampliação da presença da entidade no interior do estado

Câmara de Comércio Italiana retoma atividades com foco em negócios e cultura ítalo-gaúcha
Gelson Castellan, Erasmo Carlos Battistella, Filippo Mariani, Valerio Caruso e Neco Argenta

A Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul retomou oficialmente as atividades nessa terça-feira, 27, com reunião no Deville Hotel, em Porto Alegre. Reativada em fevereiro com a eleição do novo presidente, Erasmo Battistella, CEO da Be8, a entidade inicia um novo ciclo com foco na geração de valor para associados, ampliação dos negócios entre RS e Itália e valorização da cultura ítalo-riograndense.

Durante o encontro, Battistella apresentou o plano de trabalho até 2028, que prevê a expansão da Câmara para o interior do estado, com participação em eventos voltados ao setor primário, indústria, comércio e serviços. Um dos principais objetivos é atrair novos associados, pessoas físicas e jurídicas, e posicionar o RS como destino estratégico de investimentos europeus.

“Queremos ser uma referência nacional e internacional entre as câmaras de comércio. A Câmara está aberta a todos interessados em estreitar relações com a Itália, não apenas descendentes italianos”, afirmou Battistella. Ele destacou ainda a intenção de instalar a nova sede da entidade no Condomínio Carlos Gomes Square, em Porto Alegre, como espaço estratégico para negócios.

Durante a reunião, foi anunciada uma missão empresarial italiana ao RS no primeiro trimestre de 2026. Em seguida, uma delegação gaúcha será enviada à Itália, fortalecendo a internacionalização das empresas locais.

O cônsul-geral da Itália no RS, Valerio Caruso, ressaltou a importância da entidade: “O Rio Grande do Sul é central nas relações entre Brasil e Itália. Estamos dando um passo fundamental.” Também participaram do encontro os vice-presidentes Neco Argenta e Gelson Castellan, que reforçaram o compromisso com o fortalecimento da Câmara.

Foi ainda apresentado o novo diretor-executivo, Filippo Mariani. Italiano radicado no Brasil, ele possui formação em Ciência Política pela Universidade de Torino e pós-graduação em Relações Internacionais pela FAAP. Com 14 anos de experiência no mercado corporativo, Mariani será responsável pelas operações da Câmara. “Queremos fazer prosperar as relações comerciais entre a Itália e o Rio Grande do Sul”, afirmou.

Acompanhe
nossas
redes sociais