“A inserção acontece de maneira natural”, diz coordenadora do projeto bilíngue

Centro de Educação Básica GUSTAVO ADOLFO

“A inserção acontece de maneira natural”, diz coordenadora do projeto bilíngue

Iniciativa envolve mais de 20 professores e visa currículo 100% em inglês

“A inserção acontece de maneira natural”, diz coordenadora do projeto bilíngue
Coordenadora pedagógica do projeto, Jéssica Meneghini (foto: Paulo Cardoso)
Lajeado

O ensino bilíngue vem sendo implementado no Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo desde 2022. Conforme a coordenadora pedagógica do projeto, Jéssica Meneghini, o inglês é inserido de forma integrada ao cotidiano escolar. “A inserção do inglês acontece de maneira natural. Não é uma aula isolada, em que se faz uma atividade e depois esquece. Muitas vezes, eles nem percebem que estão aprendendo de uma forma diferente. A gente não para tudo para ‘ensinar inglês’. Eles vivem o idioma dentro de todos os componentes curriculares”, comenta.

Mais de 20 professores estão envolvidos no projeto, e desde 2023 a instituição realiza testes de proficiência com os educadores, além de oferecer um programa de pós-graduação específico e exclusivo para o GA. O objetivo com esses investimentos é transformar a escola em uma instituição com currículo internacional, na qual as disciplinas possam, progressivamente, ser ministradas 100% em língua inglesa.

A coordenadora explica que a escolha pelo inglês se deu por observar sua presença cada vez mais dominante em diferentes esfera. Acadêmica, econômica e social. “Sabemos o quanto foi custoso para muitos de nós aprender o inglês na vida adulta. Muitos não gostam do idioma ou não têm familiaridade. A nossa intenção é trazer essa abordagem de forma leve, autêntica e natural, tornando o aprendizado prazeroso”, finaliza Jéssica.

Acompanhe a entrevista na íntegra: 

Acompanhe
nossas
redes sociais