O ensino bilíngue vem sendo implementado no Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo desde 2022. Conforme a coordenadora pedagógica do projeto, Jéssica Meneghini, o inglês é inserido de forma integrada ao cotidiano escolar. “A inserção do inglês acontece de maneira natural. Não é uma aula isolada, em que se faz uma atividade e depois esquece. Muitas vezes, eles nem percebem que estão aprendendo de uma forma diferente. A gente não para tudo para ‘ensinar inglês’. Eles vivem o idioma dentro de todos os componentes curriculares”, comenta.
Mais de 20 professores estão envolvidos no projeto, e desde 2023 a instituição realiza testes de proficiência com os educadores, além de oferecer um programa de pós-graduação específico e exclusivo para o GA. O objetivo com esses investimentos é transformar a escola em uma instituição com currículo internacional, na qual as disciplinas possam, progressivamente, ser ministradas 100% em língua inglesa.
A coordenadora explica que a escolha pelo inglês se deu por observar sua presença cada vez mais dominante em diferentes esfera. Acadêmica, econômica e social. “Sabemos o quanto foi custoso para muitos de nós aprender o inglês na vida adulta. Muitos não gostam do idioma ou não têm familiaridade. A nossa intenção é trazer essa abordagem de forma leve, autêntica e natural, tornando o aprendizado prazeroso”, finaliza Jéssica.