Cada vez que chove forte, cada vez que passo por locais com prédios destruídos, vem à mente as lembranças das enchentes. Junto, o sentimento de que estamos vulneráveis às forças da natureza – aquela de não respeitamos como deveríamos. Acredito que boa parte da população do Vale do Taquari sinta o mesmo que eu, especialmente as pessoas que perderam suas casas, familiares e amigos. Por outro lado, celebro que Vale não ficou de braços cruzados e está ciente de que eventos como o do ano passado podem se repetir. Estudos, pesquisas, debates têm pautado a comunidade acadêmica, o poder público e a sociedade civil.
Seminário
Nesta sexta-feira, teremos o I Seminário Previne Taquari-Antas, quando será lançado o projeto de pesquisa “Desenvolvimento de estratégias para prevenção, alerta e resposta a eventos extremos geo-hidrológicos para redução de riscos associados a inundações, enxurradas e movimentos de massa na bacia hidrográfica do Taquari-Antas”. Estarão no evento especialistas, pesquisadores e representantes de instituições – não só do Vale -, comprometidos com o desenvolvimento de soluções para redução de riscos e desastres. O seminário vai discutir as estratégias de reconstrução desenvolvidas ao longo do último ano nas comunidades da bacia e apresentar as ações que serão realizadas pelo projeto nos próximos dois anos.
Participação
As inscrições estão abertas até quinta-feira, AQUI. O evento ocorre no auditório do Prédio 7 da Univates, a partir das 9h.
ESG é ganha-ganha
“Quanto maior a maturidade em sustentabilidade, maior o impacto positivo na reputação e competitividade organizacional.” É o que diz o estudo Panorama ESG 2025, publicado pela Amcham – braço da Câmara Americana do Comércio no Brasil. O relatório ainda destaca que “sustentabilidade não é um diferencial, é uma obrigação”. Nesta linha, ganha a marca e ganha o meio ambiente.
Razão simples
As empresas que não tratam a sustentabilidade como prioridade estão ficando para trás. Isso porque o consumidor evoluiu e os investidores também. Conforme o estudo, as empresas com práticas ESG consolidadas são preferidas por 81% dos consumidores, atraem e retêm os melhores talentos, têm maior acesso a crédito e incentivos fiscais e reduzem riscos e fortalecem sua imagem institucional.
Marketing verde
De acordo com o Panorama ESG 2025, as campanhas que destacam práticas de logística reversa, economia circular e compromisso ambiental geram retorno financeiro mensurável. Além disso, conquistam uma reputação verde que hoje está sendo o maior meio de decisão entre clientes e consumidores.
Acervo ampliado
O Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul ampliou o acervo didático com 19 espécimes taxidermizados. São mamífero, répteis e aves mortos em decorrência de atropelamento, caça ilegal ou colisão contra vidros (no caso dos pássaros). Mais do que valorizar a arte da taxidermia e a reconstituição morfológica das espécies, a exposição tem como objetivo sensibilizar o visitante a respeito do impacto das ações humanas sobre a biodiversidade, já que estes animais são vítimas de ação antrópica, seja ela acidental ou proposital.