Operação nacional contra crimes cibernéticos mira Lajeado

NAZISMO E AMEAÇA

Operação nacional contra crimes cibernéticos mira Lajeado

Adolescentes de 12 estados são investigados por condutas ilegais contra meninas, como promoção à automutilação, perseguição e até compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil. Crimes eram cometidos principalmente por meio de plataformas como WhatsApp, Telegram e Discord

Operação nacional contra crimes cibernéticos mira Lajeado
Operação Mão de Ferro 2 é deflagrada pela Polícia Civil em Mato Grosso e outros 12 estados (Foto: Polícia Civil)
Lajeado

Lajeado foi um dos alvos da megaoperação “Mão de Ferro 2”, deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira, 27, em 12 estados brasileiros, com foco no combate a crimes cibernéticos praticados por adolescentes contra meninas. A ação, que teve apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, cumpriu 22 mandados de busca, apreensão e internação socioeducativa em diversas cidades do país.

Na cidade do Vale do Taquari, foi identificado um adolescente suspeito de integrar um grupo que agia de forma articulada na internet, promovendo automutilação, apologia ao nazismo, ameaças, perseguição e até o compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil. Os crimes eram cometidos principalmente por meio de plataformas para troca de mensagens.

Segundo as investigações, o líder do grupo é um adolescente de 15 anos de Mato Grosso, já investigado em outras operações semelhantes. Os crimes podem levar a penas que, somadas, ultrapassam 20 anos de reclusão. A operação segue em andamento, com novos desdobramentos previstos nos próximos dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais