O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga uma nova suspeita de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial localizada em Anta Gorda, no Vale do Taquari. A informação foi confirmada em boletim divulgado na tarde desta terça-feira, 27.
Com isso, o número de investigações em andamento em granjas comerciais no Brasil chega a dois. Além do caso no Rio Grande do Sul, amostras colhidas em uma propriedade de Aguaiamópolis, no Tocantins, também são analisadas.
Anta Gorda já havia ganhado destaque nacional em 2023, quando registrou o primeiro caso da Doença de Newcastle no país. Na ocasião, o foco foi identificado em um aviário fornecedor do frigorífico BRF, em Lajeado. O surto, entretanto, foi rapidamente contido e não se espalhou para outras granjas da região.
A Doença de Newcastle é causada por um vírus que afeta o sistema respiratório, nervoso e gastrointestinal das aves, podendo levar à alta mortalidade. Em humanos, o contato com aves infectadas pode provocar conjuntivite transitória, sem maiores complicações.