Governo assina ordem de início do Plano Diretor de Manejo de Águas

ESTRELA

Governo assina ordem de início do Plano Diretor de Manejo de Águas

Estudo tem como objetivo principal diagnosticar e propor soluções técnicas para o sistema de drenagem urbana

Governo assina ordem de início do Plano Diretor de Manejo de Águas
Assinatura ocorreu na manhã deta terça-feira, 27, no Gabinete da Prefeita
Estrela

Estrela deu mais um passo importante no planejamento urbano e ambiental. Na manhã desta terça-feira, 27, no Gabinete da Prefeita, foi assinada a ordem de início para a elaboração do Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais.

O estudo será conduzido pela Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), referência nacional em pesquisas e soluções na área ambiental. Representando a FATEC, esteve presente a Professora Doutora Rutinéia Tassi, coordenadora do projeto Blue & Green Systems Office, especialista em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, e docente do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM.

O plano tem como objetivo principal diagnosticar e propor soluções técnicas para o sistema de drenagem urbana, promovendo um desenvolvimento mais resiliente, seguro e sustentável. A iniciativa busca minimizar danos causados por eventos climáticos extremos, como enchentes, e propor zonas de ocupação segura e estratégias inteligentes de uso do solo.

O que prevê o Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais?

  • Levantamento e diagnóstico da rede de drenagem urbana (mapeamento dos rios e canais);
  • Planejamento territorial com foco em resiliência climática;
  • Propostas de intervenções técnicas para prevenção e mitigação de alagamentos;
  • Identificação de áreas seguras para expansão urbana;
  • Diretrizes para ocupação responsável do solo e preservação de áreas naturais.

A primeira etapa do projeto, com duração de um mês, será o cadastro completo da rede de drenagem urbana, incluindo o mapeamento dos cursos d’água que atravessam a cidade.

O contrato com a FATEC tem valor de R$ 594.906,45, com recursos do Novo PAC (Convênio nº 968755/24), via Fundo Municipal do Meio Ambiente, e prazo de execução de 18 meses.

Atualmente, apenas cerca de 300 municípios brasileiros possuem um plano de manejo das águas pluviais, a maioria de grande porte. A conquista desse projeto para Estrela reforça o compromisso da administração municipal com a gestão ambiental qualificada e a proteção da população diante das mudanças climáticas.

Acompanhe
nossas
redes sociais