Estrela deu mais um passo importante no planejamento urbano e ambiental. Na manhã desta terça-feira, 27, no Gabinete da Prefeita, foi assinada a ordem de início para a elaboração do Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais.
O estudo será conduzido pela Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), referência nacional em pesquisas e soluções na área ambiental. Representando a FATEC, esteve presente a Professora Doutora Rutinéia Tassi, coordenadora do projeto Blue & Green Systems Office, especialista em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, e docente do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM.
O plano tem como objetivo principal diagnosticar e propor soluções técnicas para o sistema de drenagem urbana, promovendo um desenvolvimento mais resiliente, seguro e sustentável. A iniciativa busca minimizar danos causados por eventos climáticos extremos, como enchentes, e propor zonas de ocupação segura e estratégias inteligentes de uso do solo.
O que prevê o Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais?
- Levantamento e diagnóstico da rede de drenagem urbana (mapeamento dos rios e canais);
- Planejamento territorial com foco em resiliência climática;
- Propostas de intervenções técnicas para prevenção e mitigação de alagamentos;
- Identificação de áreas seguras para expansão urbana;
- Diretrizes para ocupação responsável do solo e preservação de áreas naturais.
A primeira etapa do projeto, com duração de um mês, será o cadastro completo da rede de drenagem urbana, incluindo o mapeamento dos cursos d’água que atravessam a cidade.
O contrato com a FATEC tem valor de R$ 594.906,45, com recursos do Novo PAC (Convênio nº 968755/24), via Fundo Municipal do Meio Ambiente, e prazo de execução de 18 meses.
Atualmente, apenas cerca de 300 municípios brasileiros possuem um plano de manejo das águas pluviais, a maioria de grande porte. A conquista desse projeto para Estrela reforça o compromisso da administração municipal com a gestão ambiental qualificada e a proteção da população diante das mudanças climáticas.