Com desafios de infraestrutura, carros elétricos avançam no Vale

Opinião

Vini Bilhar

Vini Bilhar

Repórter de economia

Com desafios de infraestrutura, carros elétricos avançam no Vale

O crescimento dos veículos elétricos no Brasil segue limitado pela falta de infraestrutura de recarga, especialmente fora dos grandes centros. Mesmo com o aumento nas vendas, a escassez de eletropostos gera insegurança aos consumidores e dificulta a mobilidade de forma ampla. A ausência de um planejamento integrado entre os setores público e privado, aliada à falta de incentivos, impede que a eletrificação da frota se torne uma realidade acessível à população.

Apesar disso, iniciativas pela região demonstram potencial. Em Tabaí, a Cooperativa Certaja instalou ponto de recarga rápida em parceria com a Wecharge. O carregador completa uma bateria em cerca de 30 minutos, com custo aproximado de R$ 100. A operação é simples, via aplicativo. Já a Energia Própria, empresa de Arroio do Meio, projeta novos eletropostos em Torres e Capão da Canoa, além do ponto já em operação na sua sede. A Certel conta com Estações de Carregamento Veicular, em Teutônia, na sede administrativa da cooperativa, em Lajeado, no Escritório Regional de Energia, no Bairro Montanha, e no Ponto de Atendimento da Certel do Bairro Conventos. Além destes, há pontos em Barão e Pouso Novo. A cooperativa teutoniense também disponibiliza pontos de recarga na agência do Sicredi no bairro Teutônia.

Polo Werlang amplia portfólio, de olho no público feminino

A Polo Werlang comemora um ano da reinauguração da loja no Lajeado Shopping, e para celebrar, vai organizar um coquetel especial neste sábado, com música ao vivo, atrações e 20% de desconto em todos os itens. Presente há nove anos no shopping, a marca celebra a ampliação do espaço e do mix de produtos, que agora também atende o público feminino. A reformulação trouxe novas marcas, variedade em calçados, alfaiataria masculina e linha viagem. A loja destaca ainda os lançamentos de inverno já disponíveis nas vitrines. A proposta é oferecer atendimento diferenciado e acompanhar as tendências, reforçando o vínculo com os clientes.

Sicredi apresenta nova agência em Muçum

Muçum passa a contar com uma nova agência do Sicredi dos Vales, inaugurada ontem na Rua João Dalazen, nº 44. O espaço moderno e acolhedor visa aprimorar a experiência dos associados, oferecendo mais conforto, segurança e privacidade no atendimento. O gerente Rodrigo Zanchet destacou a importância da nova unidade para a comunidade e o compromisso do Sicredi com o município. Para o presidente Ricardo Cé, a nova estrutura reforça a parceria com Muçum e o papel da cooperativa na recuperação local. A força do cooperativismo vai resgatando cidades na região. Apostando na recuperação de comunidades que foram dilaceradas, o Sicredi dos Vales reafirma seu compromisso com cada um dos seus associados.

Agenda cultural

Acompanhe
nossas
redes sociais