Certel retoma operação de hidrelétrica com três meses de antecedência

GERAÇÃO DE ENERGIA

Certel retoma operação de hidrelétrica com três meses de antecedência

Eletrecidade para mais de 18 mil pessoas volta a ser gerada entre São José do Herval e Putinga

Certel retoma operação de hidrelétrica com três meses de antecedência
Presidente da Cooperativa Certel, Erineo Hennemann (foto: Felipe Neitzke)
Putinga

A cooperativa Certel retomou as atividades na usina hidrelétrica Salto Forqueta, localizada entre os municípios de São José do Herval e Putinga, com três meses de antecedência em relação ao cronograma original. Com capacidade de gerar 6.124 quilowatts, a energia produzida é suficiente para abastecer mais de 18 mil pessoas no Vale do Taquari.

“Mesmo com os desafios da natureza, conseguimos mobilizar equipes e construtoras que entenderam a necessidade de uma conclusão célere. Isso confirma toda a dedicação das pessoas envolvidas. O cronograma oficial previa o término em setembro, mas refizemos os planos de ação, revisamos cada etapa, conversamos com todos os envolvidos e conseguimos retomar a geração em maio”, destaca o presidente da Certel, Erineo Hennemann.

O porte da obra exigiu a construção de uma indústria de concreto no próprio canteiro. Conforme o presidente, até o final da obra devem ser produzidos 21 mil metros cúbicos de concreto, o equivalente a 3 mil caminhões carregados. Além disso, cerca de 220 toneladas de aço estão sendo manuseadas por uma equipe de 160 profissionais.

Apesar de a usina já estar operando dentro das condições de segurança, a obra ainda não está totalmente concluída. Segundo o presidente, restam o reforço estrutural final, a finalização de áreas complementares e o trabalho de embelezamento para deixar tudo “no padrão Certel”. “Hoje estamos aqui comemorando a retomada da geração, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, finaliza Hennemann.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais